Aluno contribui com a gestão da Universidade através da Avaliação Institucional
Semestralmente os acadêmicos e professores da Unoesc são convidados a responder uma Avaliação Institucional disponível no Portal de Ensino. Perguntas sobre os processos de ensino, a gestão do curso e as condições de infraestrutura da Universidade, são efetuadas. Um pequeno tempo dedicado às respostas, tem uma importância fundamental para a Instituição, que a partir dos […]
Publicado em 02/06/2015
Por
Semestralmente os acadêmicos e professores da Unoesc são convidados a responder uma Avaliação Institucional disponível no Portal de Ensino. Perguntas sobre os processos de ensino, a gestão do curso e as condições de infraestrutura da Universidade, são efetuadas. Um pequeno tempo dedicado às respostas, tem uma importância fundamental para a Instituição, que a partir dos dados coletados, analisará como está ocorrendo os mais diversos processos dentro da Unoesc.
A maior preocupação da equipe responsável pela Avaliação Institucional é a adesão. Apesar de estar evoluindo ano a ano, a porcentagem de respostas é considerada razoável, cerca de 50% de alunos e 65% de professores. O coordenador do setor, professor Rogério Bilibio, comentou que a expectativa a médio prazo é atingir 75% dos alunos e 100% dos professores.
— Os 50% que atingimos hoje já nos garante uma razoável credibilidade dos dados. Hoje temos cursos que atingem 100%, outros 35%. Entretanto, se analisarmos de uma forma geral, temos um número satisfatório. Quanto aos professores, em função de sua importância estratégica, temos que atingir o quanto antes os 100% — disse.
A Avaliação Institucional é um instrumento democrático da Unoesc onde o aluno contribui com a gestão da Universidade. Na parte de infraestrutura, todos os investimentos da Instituição seguem como base um relatório da avaliação com as solicitações dos alunos. O mesmo procedimento ocorre na parte pedagógica onde, por meio das respostas, a assessoria desenvolve um planejamento para capacitação docente.
— Além dessa gestão a âmbito de Avaliação Institucional, a coordenação do curso também desenvolve ações que são mais particulares, como por exemplo, tomar algumas medidas em relação a determinados aspectos de cada professor. É importante ressaltar que muitas vezes os alunos respondem por impulso e esquecem que essa ferramenta não serve como punição para os professores e sim para agregar qualidade no processo — complementou.
Todas as respostas dos alunos são sigilosas. O professor comparou, neste sentido, o processo de Avaliação Institucional à votação na urna. O eleitor irá repassar seu título, mas, no momento em que depositar o voto, ninguém saberá qual foi o seu. O mesmo ocorre no Portal de Ensino, onde o aluno através do seu código está apto a responder, porém após encerrar o processo, suas respostas estarão misturadas com as demais.
Como responder
Automaticamente ao entrar no Portal de Ensino, com login e senha, o aluno e o professor encontrarão um aviso na parte superior da página, informando que a Avaliação Institucional está aberta. Para responder basta clicar na opção “clique aqui”, e posteriormente em “participar”. O usuário deverá responder todas as perguntas antes de finalizar a avaliação. O prazo para respostas é de 25 de maio a 3 de julho.