Ação pela Saúde, de Flor do Sertão, conta com apoio dos cursos de Educação Física e Nutrição da Unoesc
Publicado em 12/09/2024
Por Imprensa São Miguel d'Oeste
Pelo segundo ano consecutivo, os cursos de Educação Física e Nutrição da Unoesc São Miguel do Oeste participaram da Ação pela Saúde, evento promovido pela Secretaria de Saúde de Flor do Sertão.
O Curso de Educação Física, coordenado pela professora Sandra Fachineto, contou com a participação de bolsistas do Programa Universidade Gratuita. Durante a ação, foram realizadas avaliações físicas de flexibilidade de membros inferiores, força de preensão manual, frequência cardíaca de repouso e saturação periférica de oxigênio, abrangendo crianças, adolescentes, adultos e idosos. Após as avaliações, os participantes receberam orientações sobre saúde e a importância da prática regular de exercícios físicos.
Para a professora Sandra Fachineto, aproximar os estudantes de licenciatura e bacharelado em Educação Física da comunidade é essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para a futura atuação profissional, especialmente na promoção e orientação de estilos de vida ativos e saudáveis.
A estudante do Curso de Educação Física, Thaís Carolini Maciel, ressaltou a relevância dessas atividades de extensão para o crescimento profissional e pessoal dos acadêmicos.
— Atendemos a diversas pessoas, de crianças a idosos, e é incrível poder participar dessas atividades. A interação que desenvolvemos com cada uma delas é essencial para a nossa formação, pois conhecemos suas histórias, dores e problemas, podemos ajudar orientando sobre a prática de atividades físicas, qualidade de vida e bem-estar. Além disso, essas ações aproximam a comunidade do Curso de Educação Física, evidenciando seu foco na promoção da saúde por meio de avaliações físicas — destacou Thaís.
O Curso de Nutrição, sob a coordenação da professora Lígia Machado Prieto, também marcou presença com estudantes da 2ª e 4ª fases. Foram realizadas avaliações antropométricas, incluindo verificação de peso, medida e porcentagem de gordura (bioimpedância). O índice de massa corporal foi o parâmetro utilizado para classificar o público-alvo, considerando as particularidades de cada indivíduo e faixa etária. Após as avaliações, os participantes receberam orientações sobre reeducação alimentar e dicas de alimentação saudável.
A estudante do Curso de Nutrição, Paula Eduarda Lima de Souza, ressaltou a importância das atividades de extensão, como oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
— As atividades de extensão nos permitem aplicar os ensinamentos com um público variado e divulgar as ações do Curso de Nutrição para as comunidades locais e municípios vizinhos — comentou Paula.