Página inicial O que acontece Acadêmicos participam de atividades que ressaltam o trabalho interdisciplinar na saúde
Graduação São Miguel do Oeste

Acadêmicos participam de atividades que ressaltam o trabalho interdisciplinar na saúde

Os acadêmicos dos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem  da Unoesc participaram, neste início de semestre, de atividades que ressaltaram a importância do trabalho interdisciplinar na área da saúde. As atividades foram conduzidas pelos professores Amanda Angonese e Nilson Renê Visintainer no Centro Esportivo da Universidade. Com vendas nos olhos, os alunos eram conduzidos pelos […]


Os acadêmicos dos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem  da Unoesc participaram, neste início de semestre, de atividades que ressaltaram a importância do trabalho interdisciplinar na área da saúde. As atividades foram conduzidas pelos professores Amanda Angonese e Nilson Renê Visintainer no Centro Esportivo da Universidade.

Com vendas nos olhos, os alunos eram conduzidos pelos colegas pelo ginásio e precisavam “contornar” obstáculos. Logo após, o aluno que conduziu passava a ser conduzido. A acadêmica Ana Carolina Gauer relata que, no início, sentiu medo, mas depois sentiu confiança na pessoa que estava conduzindo-a.

— A minha colega Érica Ferronato se comunicou bem e fez com que eu me sentisse segura — relata.

Segundo os professores Amanda e Nilson, com a atividade foi possível trabalhar a interdisciplinaridade e o cuidado com o outro, que é tão importante nas profissões de psicólogo, enfermeiro e fisioterapeuta. Os professores destacaram que, durante a vida profissional, os alunos terão que estabelecer uma relação de confiança com pessoas que não conhecem e que dependerão do seu conhecimento.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, professora Lisandra de Oliveira, a atividade mostra a importância do trabalho em equipe e o respeito por outras profissões.

— Não conseguimos mais trabalhar isolados, precisamos das outras profissões que se complementam — destaca.

A coordenadora do curso de Fisioterapia, Franciane Fiório, ressalta que a interdisciplinaridade é um dos conceitos nucleares para consolidação das políticas públicas na área da saúde.

— Ela contempla o reconhecimento da complexidade crescente do objeto das ciências da saúde e a consequente exigência de um olhar plural. Por meio do trabalho interdisciplinar, há possibilidade do trabalho conjunto e da busca de soluções compartilhadas para os problemas das pessoas e das instituições — afirma.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Ana Moser, a interdisciplinaridade permite ampliar a construção dos saberes.

— Ela proporciona uma troca intensa de saberes profissionais em diversos campos, exercendo, dentro de  um mesmo cenário, uma ação de reciprocidade, mutualidade, que pressupõe uma  atitude diferenciada diante de um determinado problema — finaliza. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.