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Graduação Xanxerê

Acadêmicos do curso de Pedagogia visitam Museu do Milho

No sábado, 6 de novembro, os acadêmicos da 6ª fase do curso de Pedagogia, da Unoesc Xanxerê, visitaram o Museu do Milho Antonio Sirena. A atividade, vinculada ao componente curricular Teoria e Prática do Ensino de História, ministrado pela professora Édina Rodrigues Ruaro, teve como objetivo mostrar que a história local possibilita, aos alunos, a compreensão […]


No sábado, 6 de novembro, os acadêmicos da 6ª fase do curso de Pedagogia, da Unoesc Xanxerê, visitaram o Museu do Milho Antonio Sirena.

A atividade, vinculada ao componente curricular Teoria e Prática do Ensino de História, ministrado pela professora Édina Rodrigues Ruaro, teve como objetivo mostrar que a história local possibilita, aos alunos, a compreensão do entorno, identificando passado e presente nos vários espaços de convivência. Essa temática permite, ao professor, partir das histórias individuais e dos grupos, inserindo os estudantes em contextos mais amplos, e Xanxerê dispõe de espaço propício para esta apropriação do conhecimento.

A atividade foi acompanhada pela diretora de Ações Culturais da Prefeitura de Xanxerê, Senhora Aguinetes Maria Barfknecht, que reforçou a importância do Museu para a cultura regional e a disseminação do conhecimento através da educação.

Sobre o Museu

É ambientado com fotos, objetos e documentos antigos doados pela comunidade através de campanhas e visitas realizadas na zona rural e urbana da cidade. Expressa a diversidade de culturas que colonizaram o município, destacando o cultivo do milho e os antigos métodos de trabalho.

Com uma área de cerca de 218m2, o espaço possui estilo rústico construído com tijolo maciço, sem reboco, cobertura de telha cerâmica, piso de concreto desempenado, com forro e aberturas de madeira. Já a ambientação externa do Museu conta com uma roda d’água, um poço, um forno, um monjolo, um moinho de pedra que ainda produz farinha, cascata natural com bica d’água e uma cerca de taipas. A parte interna conserva um acervo de cerca de quinhentas peças e a representação de um cenário que retrata a cultura local, principalmente o estilo de vida e de sobrevivência dos primeiros imigrantes da região.

*Com informações da professora Édina Rodrigues Ruaro.

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