Página inicial O que acontece Acadêmicos do curso de Enfermagem discutem sobre o contexto da pandemia
Graduação Joaçaba

Acadêmicos do curso de Enfermagem discutem sobre o contexto da pandemia

Entre os dias 10 e 14 de maio o curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, promoveu a 16ª Semana acadêmica e a 6ª mostra cientifica do curso com tema central “O trabalho em Enfermagem no contexto de crise”, fazendo referência à pandemia da Covid-19. Diversas atividades foram realizadas ao longo da semana com o objetivo de […]


Entre os dias 10 e 14 de maio o curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, promoveu a 16ª Semana acadêmica e a 6ª mostra cientifica do curso com tema central “O trabalho em Enfermagem no contexto de crise”, fazendo referência à pandemia da Covid-19.

Diversas atividades foram realizadas ao longo da semana com o objetivo de resgatar princípios, fortalecer vínculos, homenagear a todos os profissionais e também enaltecer os nossos futuros profissionais,

Conforme destacou a coordenadora do curso, professora Márcia Restelatto, a enfermagem é representada pelos inúmeros enfermeiros, técnicos e auxiliares, é responsável pelo planejamento e execução de diversas ações que visam ao reestabelecimento da saúde do indivíduo, se tornando essencial no processo de organização do sistema de saúde dentro de uma sociedade.

— Com a pandemia, os enfermeiros, como todos os profissionais de saúde, em especial os que trabalham na linha de frente da Covid-19, são chamados de heróis e ficamos honrados com isso. Contudo, podemos dizer que esse heroísmo vem também da capacidade de executar nossas ações até mesmo com falta de insumos materiais ou profissionais. Trabalham arduamente todos os dias: antes, durante e após a pandemia. Esperamos que esse reconhecimento social que estamos recebendo nesse momento não seja passageiro — ressalta a professora.

Márcia ainda relembra que o principal objetivo dos encontros virtuais é, por meio de atividades científicas, integrar alunos, professores e enfermeiros para a troca de experiências e novos saberes. Dentre os convidados, participaram representantes do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), profissionais da área da saúde, diplomados da Unoesc, professores e alunos de todas as fases do curso de graduação em Enfermagem e a primeira turma do curso Técnico De Enfermagem.

A coordenadora ainda destaca que a Semana da Enfermagem celebra datas tradicionalmente atribuídas aos profissionais do ramo, 12 de maio (Dia do Enfermeiro) e 20 de maio (Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem) – e geralmente ocorre no período de tempo entre as duas.

A data de nascimento da pioneira da enfermagem moderna, Florence Nightingale, 12 de maio (de 1820), foi escolhida para celebrar mundialmente a profissão. No Brasil, a Semana da Enfermagem é comemorada entre os dias 12 e 20 de maio e homenageia a baiana Ana Néri, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares, cuidando dos soldados na frente de batalha na Guerra do Paraguai (1865-1870).  Ambas são personalidades históricas e de grande relevância para o desenvolvimento da enfermagem no mundo e no Brasil.

— A profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares ganhou novo significado: heróis. Contudo, mais do que aplausos em janelas e varandas, os profissionais de enfermagem brasileiros necessitam de reconhecimento constante da população. A saúde do país depende dessas pessoas que revelam um amor ímpar pela vocação — finaliza a coordenadora do curso, professora Marcia Restelatto.

 

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.