Página inicial O que acontece Acadêmicos do Curso de Administração exercitam a gestão de empresa
Graduação São Miguel do Oeste

Acadêmicos do Curso de Administração exercitam a gestão de empresa

Nas duas últimas semanas os corredores da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste, se transformaram em uma verdadeira feira, onde se encontrava à venda: bijuterias, doces, salgados, sucos, churrasquinho, óculos, adesivos e até uma banda de rock se apresentando. Não se tratou de uma invasão de camelôs e, sim, de uma oficina do Curso […]


Nas duas últimas semanas os corredores da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste, se transformaram em uma verdadeira feira, onde se encontrava à venda: bijuterias, doces, salgados, sucos, churrasquinho, óculos, adesivos e até uma banda de rock se apresentando. Não se tratou de uma invasão de camelôs e, sim, de uma oficina do Curso de Administração da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste, mais exatamente da disciplina de Empreendedorismo.

Segundo a professora da disciplina, Neidi Cassol, a atividade já é tradicional, e tem como objetivo levar o acadêmico a experimentar e colocar à prova os conhecimentos teóricos. “Aqui ele pode experimentar, usar as técnicas de administração e marketing, criar um negócio e com os conhecimentos teóricos fazer ele ser lucrativo. Neste exercício, eles têm que realizar a pesquisa de mercado, estabelecimento de preço, planejamento e levantamento de informações, de recursos, trabalham em equipe, praticam  liderança e têm que apresentar o resultado final que é o lucro, a razão principal de ser de uma empresa. E, ao final, vamos analisar os erros e acertos e avaliar como cada equipe se saiu”, explicou.

O acadêmico Maurício Crippa Skovronski, do sétimo período, que no projeto trabalhou com venda de óculos, acredita ser essa uma atividade que prepara o estudante para a vida empresarial, fazendo ele passar por todas as atividades necessárias para a gestão de uma empresa. “Essa é uma prática que exercita a nossa criatividade. Aqui, nós aprendemos tudo, desde o começo da cadeia, que produto escolher, quanto custa, a formação do preço de venda, como vamos trabalhar com marketing e propaganda. É toda a gama de conhecimento do curso que acabamos trabalhando. O grande desafio das universidades, em relação ao ensino como um todo, é ensinar a prática, a gente está sempre sentado, aqui, escutando a teoria e debatemos se na prática é assim que funciona. Então, nessa dinâmica, nesse trabalho, mantemos esse contato com as pessoas, com clientes, com o lucro e com o prejuízo”, comentou.

Juliana Spessatto Malvessi, do sétimo período do curso, vê na atividade uma experiência que irá prepará-la ainda mais para o mercado de trabalho. “Eu acho que é uma experiência muito boa, porque na sala de aula a gente não consegue ter essa vivência, tem muita gente que nunca trabalhou, então, não tem noção de como é o dia-a-dia de uma empresa, acho que colocando tudo isso na prática se torna bem melhor, tanto para o aluno como para as pessoas que vem ver os projetos. Uma dinâmica que nos dá uma bagagem bem grande, é uma experiência que vale para a vida inteira”, finalizou.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.