Acadêmicos de Psicologia participam de palestra sobre adoção
Estudantes do curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste participaram, recentemente, da palestra Adoção: um ato de afeto no auditório da Universidade. A palestra foi ministrada pela responsável pelo Grupo Afeto de Pinhalzinho, Cristiana da Luz, e por Fabiano da Luz. Cristiana falou sobre a sua experiência como adotante e sobre a sua […]
Publicado em 25/09/2015
Por
Estudantes do curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste participaram, recentemente, da palestra Adoção: um ato de afeto no auditório da Universidade. A palestra foi ministrada pela responsável pelo Grupo Afeto de Pinhalzinho, Cristiana da Luz, e por Fabiano da Luz. Cristiana falou sobre a sua experiência como adotante e sobre a sua participação no projeto História de Vida, que consiste na construção de um álbum para crianças que estão no abrigo, com o objetivo que as famílias adotantes tenham o registro da história da criança. Durante o evento, Cristiana também explicou o processo de doação e o trabalho desenvolvido pelo Grupo Afeto.
Segundo a coordenadora do curso, professora Lisandra Antunes de Oliveira, a adoção ainda é um tema pouco debatido, e há poucos profissionais especializados nesta área. Lisandra destaca que há ainda muito preconceito sobre a adoção.
— Precisamos trabalhar para que as pessoas repensem o processo de adoção e possam ser extremamente responsáveis quando se dispuserem a adotar. Adotar uma criança não é adquirir uma mercadoria, não permite devolução. Quando temos filhos biológicos, também temos o mesmo processo de adaptação e nem por isso pensamos em devolvê-los — salienta a professora.
Durante a palestra, foram arrecadadas mais de 100 peças de roupas. Os donativos foram entregues ao Abrigo Institucional de São Miguel do Oeste, Cantinho Acolhedor.