Acadêmicos de Psicologia estagiarão nas escolas da rede municipal de Videira
As escolas da rede municipal de ensino de Videira e os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) estão abrindo as portas para os estudantes do curso de Psicologia da Unoesc Videira realizarem seus estágios obrigatórios. A parceria com a secretaria municipal de Educação foi firmada, nesta semana, durante reunião envolvendo dirigentes da universidade, coordenação do […]
Publicado em 29/06/2017
Por Unoesc
As escolas da rede municipal de ensino de Videira e os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) estão abrindo as portas para os estudantes do curso de Psicologia da Unoesc Videira realizarem seus estágios obrigatórios. A parceria com a secretaria municipal de Educação foi firmada, nesta semana, durante reunião envolvendo dirigentes da universidade, coordenação do curso, diretoras das unidades de ensino e coordenação, além da direção da Secretaria.
No encontro realizado na última terça- feira (27), a professora TaisaTrombetta Demarco, coordenadora do curso, e Fabiana Piccoli D`Agostini, coordenadora de estágios, acompanhadas pelo diretor de Graduação Gilson Luiz Leidens e pelo vice-reitor Ildo Fabris expuseram a metodologia do projeto e também ouviram das diretoras as demandas atuais existentes.
Nesta parceria, como contrapartida, a Unoesc através do curso e acadêmicos estagiários, estará também identificando demandas psicológicas por parte de alunos com alguma dificuldade de aprendizagem ou comportamental auxiliando no encaminhamento para o devido atendimento profissional.
A ideia é disponibilizar dois acadêmicos da 4ª fase e um acadêmico da 6ª fase para cada unidade de ensino, cabendo à Secretaria de Educação a indicação das escolas que possuem as maiores necessidades.
— Ao acadêmico da 4ª fase cabe apenas observar os processos de aprendizagem em sala de aula, enquanto o acadêmico da 6ª fase realizará o psicodiagnóstico, sendo este um processo de avaliação e possível diagnostico. O mesmo está previsto para ser realizado em até 6 sessões, incluindo entrevista com os pais ou responsáveis, aplicação de testes e outras técnicas e a última sessão acontece a devolutiva dos resultados para a família, escola, e se for necessário, encaminhamentos para outros profissionais — destaca a professora Taisa Trombetta Demarco, coordenadora do curso de Psicologia.
Projeto é uma via de mão dupla
Para o secretário de Educação GeancarlosFarinon, a iniciativa é uma via de mão dupla. Ele explica que a Unoesc atualmente é referência na formação de capital humano e o poder público municipal precisa ser parceiro, abrindo as portas para o estágio dos futuros profissionais, ao mesmo tempo em que é beneficiado com o trabalho que eles desenvolverão junto às escolas.
— É justamente esse capital humano o que mais nós precisamos dentro das unidades escolares e não só na formação da licenciatura, mas também do bacharelado. Tivemos a aprovação do Conselho Municipal de Educação e a gente está abrindo o campo de estágio também para o bacharelado em outras áreas — comenta.
Farinon reitera que a parceria abre as portas para que o universitário venha para secretaria, abrindo novas possibilidades para que o poder público tenha apoio no atendimento de crianças que apresentam algum tipo de defasagem na aprendizagem ou no comportamento.
Parceria vai agilizar processo de atendimento
Dados da Secretaria de Educação apontam que, em média, 150 alunos são encaminhados anualmente para atendimento psicológico, no centro especializado Tiago Scopel, uma demanda considerável segundo a diretora do Ensino Fundamental. Ana Carolina Zitterel. Ela afirma que existe uma fila de espera e que necessita de certo tempo para o atendimento e a liberação da criança, e com a ajuda da Unoesc vai melhorar muito esse processo.
— Com certeza essa parceria vai acelerar o processo de atendimento, visto que essa triagem que será feita pelos estagiários e seus orientadores possibilitará o encaminhamento mais rapidamente apontando um diagnóstico para o problema constatado — observa.
Já o vice-reitor, Ildo Fabris, assegura que o principal beneficiado é o aluno que precisa de um atendimento psicológico, o qual será facilitado a partir desse trabalho conjunto da Unoesc e escolas da rede municipal.
— Destaco essa parceria como importante por dois aspectos. Primeiramente, a oportunidade que a Secretaria de Educação está concedendo aos nossos acadêmicos do curso de Psicologia em realizar o seu estágio dentro da escola. Da mesma forma, a escola poderá contar com todo o apoio dos nossos professores, psicólogos e futuros profissionais que lá estarão para ajudar na solução de problemas e na busca por um diagnóstico preciso das crianças que precisam dessa ajuda profissional — avalia.