Página inicial O que acontece Acadêmicos de Psicologia estagiarão nas escolas da rede municipal de Videira
Graduação Videira

Acadêmicos de Psicologia estagiarão nas escolas da rede municipal de Videira

As escolas da ​rede ​m​unicipal de ​e​nsino de Videira e os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) estão abrindo as portas para os estudantes do curso de Psicologia da Unoesc Videira​ realizarem seus estágios obrigatórios. A parceria com a ​s​ecretaria ​m​unicipal de Educação foi firmada, nesta semana, durante reunião envolvendo dirigentes da universidade, coordenação do […]


As escolas da ​rede ​m​unicipal de ​e​nsino de Videira e os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) estão abrindo as portas para os estudantes do curso de Psicologia da Unoesc Videira​ realizarem seus estágios obrigatórios. A parceria com a ​s​ecretaria ​m​unicipal de Educação foi firmada, nesta semana, durante reunião envolvendo dirigentes da universidade, coordenação do curso, diretoras das unidades de ensino e coordenação​, além da direção da ​S​ecretaria.

No encontro realizado na ​ú​ltima terça​- feira ​(​27​)​, a professora TaisaTrombetta Demarco​,​ coordenadora do curso​,​ e Fabiana Piccoli D`Agostini​,​ coordenadora de estágios, acompanhadas pelo ​d​iretor de Graduação Gilson Luiz Leidens e pelo vice-reitor Ildo Fabris expuseram a metodologia do projeto e também ouviram das diretoras as demandas atuais existentes.

Nesta parceria, como contrapartida​,​ a Unoesc através do curso e acadêmicos estagiários, estará também identificando demandas psicológicas por parte  de alunos com alguma dificuldade de aprendizagem ou comportamental auxilia​ndo​ no encaminhamento para o devido atendimento​ profissional​.

A ideia é disponibilizar dois acadêmicos da 4ª fase e um acadêmico da 6ª fase para cada unidade de ensino, cabendo à S​ecretaria de ​E​ducação a indicação das escola​s​​ ​​que possu​em​ a​s​ maior​es​ necessidade​s.

— Ao acadêmico da 4ª fase cabe apenas observar os processos de aprendizagem em sala de aula, enquanto o acadêmico da 6ª fase realizará o psicodiagnóstico, sendo este um processo de avaliação e possível diagnostico. O mesmo está previsto para ser  realizado em até 6 sessões, incluindo entrevista com os pais ou responsáveis, aplicação de testes e outras técnicas e a última sessão acontece a devolutiva dos resultados para a família, escola, e se for necessário, encaminhamentos para outros profissionais — destaca a professora Taisa Trombetta Demarco, coordenadora do curso de Psicologia.

Projeto é uma via de mão dupla

Para o secretário de Educação GeancarlosFarinon, a iniciativa é uma via de mão dupla. Ele explica que a Unoesc  atualmente é referência na formação d​e​ capital ​humano e o poder público municipal precisa ser parceiro​,​ abrindo as portas para o estágio dos futuros profissionais, ao mesmo tempo em que é beneficiado com o trabalho que eles  desenvolverão junto às escolas.

— É justamente esse capital humano o que mais nós precisamos dentro das unidades escolares e não só na formação da licenciatura, mas também do bacharelado. Tivemos a aprovação do Conselho Municipal de Educação e a gente está abrindo o campo de estágio também para o bacharelado em outras áreas — comenta.

Farinon reitera que a parceria abre as portas para que o universitário venha para secretaria​,​ abr​indo​ novas possibilidades para que o poder público tenha apoio no atendimento de crianças que apresentam algum tipo de ​defasagem na aprendizagem ou ​no comportamento.

Parceria vai agilizar  processo de atendimento

Dados da S​ecretaria de ​E​ducação apontam que​,​  em média​,​ 150 alunos são encaminhados anualmente para atendimento psicológico, no centro especializado Tiago Scopel, uma demanda considerável segundo a diretora do Ensino ​Fundamental​.​ Ana Carolina Zitterel. Ela afirma que existe uma fila de espera e que necessita de certo tempo para o atendimento e a liberação da criança, e com a ajuda da Unoesc vai melhorar muito​ esse processo​.

— Com certeza essa parceria vai acelerar o processo de atendimento, visto que essa triagem que será feita pelos estagiários e seus orientadores possibilitar​á​ o encaminhamento mais rapidamente apontando um diagnóstico para o problema constatado — observa.

Já o vice-reitor​,​ Ildo Fabris, ​assegura que o principal beneficiado é o aluno que precisa de um atendimento psicológico​,​  o qual será facilitado a partir desse trabalho conjunto da Unoesc e escolas da r​ede ​m​unicipal.

— Destaco ​essa parceria ​como importante por dois aspectos. Primeiramente​,​ a oportunidade que a ​S​ecretaria de Educação est​á​ concedendo aos nossos acadêmicos do curso de ​Psicologia em realizar o seu estágio dentro da escola. Da mesma forma​,​ a ​e​scola poderá contar com todo o apoio dos nossos professores, psicólogos e futuros profissionais que lá estarão para ajudar na solução de problemas e na busca por um diagnóstico preciso das crianças que precisam dessa ajuda profissional — avalia.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.