Página inicial O que acontece Acadêmicos de Engenharia Florestal participam de aula de campo
Graduação Xanxerê

Acadêmicos de Engenharia Florestal participam de aula de campo

Os acadêmicos da 7ª fase do curso de Engenharia Florestal, da Unoesc Xanxerê, participaram de uma aula de campo diferenciada. A atividade ocorreu durante o componente curricular de Agrossilvicultura, ministrado pelo professor Guilherme Ferraz de Arruda. Na ocasião, os acadêmicos estiveram nos municípios de São Lourenço do Oeste e Jupiá. Inicialmente, conheceram uma propriedade rural […]


Os acadêmicos da 7ª fase do curso de Engenharia Florestal, da Unoesc Xanxerê, participaram de uma aula de campo diferenciada. A atividade ocorreu durante o componente curricular de Agrossilvicultura, ministrado pelo professor Guilherme Ferraz de Arruda.

Na ocasião, os acadêmicos estiveram nos municípios de São Lourenço do Oeste e Jupiá. Inicialmente, conheceram uma propriedade rural em São Lourenço do Oeste, com Sistema Silvipastoril (integração floresta-pecuária) e observaram as principais características desse modelo, tendo o Eucalyptus grandis como componente arbóreo e a pastagem nativa melhorada com grama “missioneira gigante” e gado bovino como componentes pastoris.

Posteriormente, a visita ocorreu em uma propriedade rural em Jupiá, onde se observou um dos modelos de Sistema Agroflorestal (Agrofloresta). Nele, há plantio integrado de árvores com diversos fins (madeiráveis, frutíferas e recuperadoras), como ipê, canafístula, angico, cedro, eucalipto, entre outras, juntamente com plantas agrícolas (cultivos alimentares e medicinais) na mesma área, de forma harmoniosa e benéfica ao sistema produtivo.

A atividade foi realizada em Unidades de Referência Tecnológica (URT) da Epagri, desses municípios, tendo o acompanhamento dos pesquisadores Nelson Hayashi e Volmir de Oliveira.

Avaliação positiva

Para o acadêmico Michel Platini Casal, a visita foi importante para que os acadêmicos pudessem conhecer dois exemplos reais de sistemas silvipastoris praticados em pequenas propriedades rurais, assim como compartilhar os resultados que estão sendo obtidos pelos produtores.

Já na avaliação do acadêmico Ricardo de Rocco, toda visita técnica é muito importante.

– Nesta, por exemplo, conseguimos ver a realidade de um Sistema Silvipastoril e de uma Agrofloresta, suas dificuldades e benefícios. Também foram valiosas a convivência com o produtor rural e com os pesquisadores e técnicos responsáveis, pois confirmam e complementam as informações estudadas em sala de aula – observa.

Segundo o professor, a atividade oportunizou a vivência prática e o contato direto com pesquisadores e produtores rurais que adotaram Sistemas Agrossilvipastoris, na região noroeste de SC.

– A experiência transmitida pelos profissionais da Epagri e pelo produtor rural, através do contato direto, constitui contribuição importante para a formação dos futuros engenheiros florestais – analisa.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.