Acadêmicos de Engenharia Florestal participam da Feira da Floresta
Os acadêmicos da 7ª fase do curso de Engenharia Florestal participaram da 3ª Feira da Floresta, em Gramado (RS). XANXERÊ – Durante o evento, os acadêmicos participaram de diversas atividades paralelas: 1º Seminário de Fornecedores e Viveiristas Florestais; 1º Seminário Técnico Sul-Brasileiro de Madeireiras, Marcenarias e Produtos de Madeira; ciclo de palestras (com temática florestal […]
Publicado em 16/05/2011
Por
Os acadêmicos da 7ª fase do curso de Engenharia Florestal participaram da 3ª Feira da Floresta, em Gramado (RS).
XANXERÊ – Durante o evento, os acadêmicos participaram de diversas atividades paralelas: 1º Seminário de Fornecedores e Viveiristas Florestais; 1º Seminário Técnico Sul-Brasileiro de Madeireiras, Marcenarias e Produtos de Madeira; ciclo de palestras (com temática florestal para produtores rurais); encontro técnico (com produtores de Pinus do Sul do Brasil); e uma exposição.
“Essa feira é um grande evento técnico-científico que oportuniza o conhecimento, o intercâmbio profissional e negócios na cadeia produtiva de base florestal, envolvendo empresários, administradores públicos, profissionais florestais, produtores rurais, professores e estudantes de universidades”, observa o professor Guilherme Santos Ferraz de Arruda, responsável pela viagem de estudos.
Além da feira, os acadêmicos puderam visitar a Floresta Nacional (Flona), em Canela, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) – órgão ambiental do Governo Federal. Inicialmente, foram recepcionados pela equipe técnico-administrativa da Flona. Depois, visitaram um pequeno museu no centro de visitantes, e percorreram uma trilha com identificação de espécies florestais nativas ocorrentes na Floresta Ombrófila Mista, além de observarem talhões plantados com Araucária e Pinus, que constituem a flora dos 517 hectares dessa unidade de conservação.
“A viagem foi bem proveitosa, e a participação dos acadêmicos nas atividades previstas contribuiu para uma visualização do mercado de trabalho que os espera, pois, além dos conhecimentos absorvidos nas palestras, houve a oportunidade do contato direto com diferentes profissionais que atuam na área de Engenharia Florestal”, analisa o professor.
Para os estudantes, a viagem de estudos agregou conhecimentos importantes a sua formação, conforme atesta o depoimento conjunto dos acadêmicos Adriano Peloso, Alan Marcon e Tiago Ehlers. “Ter o contato com profissionais e empresas de renome na área, aliado com o conhecimento de novas tecnologias, que estão presentes e expostas em eventos como esse, contribuem para formarmos novos conceitos e estarmos cada vez mais atualizados. Com nossa capacitação para as novas tecnologias, atendemos às necessidades da humanidade seguindo um padrão de sustentabilidade, pois entre a floresta e o homem existe uma relação equilibrada, na qual um depende do outro para sobreviver”, avaliam.