Página inicial O que acontece Acadêmicos de Engenharia criam ferramentas para gerir dados sobre a Covid-19 das escolas de Joaçaba
Graduação Aulas Joaçaba

Acadêmicos de Engenharia criam ferramentas para gerir dados sobre a Covid-19 das escolas de Joaçaba

Na quarta-feira (23), acadêmicos dos cursos de Engenharia da Unoesc Joaçaba, orientados pelos professores Kleyton Hoffmann e Elisabeth Hafner Facin, apresentaram as ferramentas que criaram para analisar e gerir dados sobre a Covid-19 nas escolas municipais de Joaçaba. A apresentação foi acompanhada por representantes da Secretaria de Educação do município, pelo coordenador Geral de Pesquisa, […]


Na quarta-feira (23), acadêmicos dos cursos de Engenharia da Unoesc Joaçaba, orientados pelos professores Kleyton Hoffmann e Elisabeth Hafner Facin, apresentaram as ferramentas que criaram para analisar e gerir dados sobre a Covid-19 nas escolas municipais de Joaçaba. A apresentação foi acompanhada por representantes da Secretaria de Educação do município, pelo coordenador Geral de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Jovani Antônio Steffani e pelos coordenadores dos cursos de Engenharia.

De acordo com a professora Elisabeth, a “Atividade prática de Ensino e Extensão – APEE” foi realizada após contato da Universidade com a Secretaria de Educação de Joaçaba, buscando alguma demanda que pudesse ser atendida com a aplicação dos ensinamentos do componente de “Estatística e Algoritmos” sendo então sugerido os dados relacionados aos casos de Covid-19 nas escolas e que, até então, estavam armazenados em tabelas em arquivos de texto e necessitavam de compilação e análise. 

Mais de 170 acadêmicos se envolveram na atividade e desenvolveram em grupos um total de 30 trabalhos. Desses, quatro se destacaram, com notas superiores a nota 9,5, e três foram apresentados à Secretaria de Educação.

— Somos uma universidade comunitária e o envolvimento dos acadêmicos visando a resolução de problemas da sociedade é constante. As apresentações foram a forma encontrada de dar uma resposta à demanda proposta. As ferramentas apresentadas permitirão que os dados sejam inseridos e acompanhados possibilitando o melhor acompanhamento do cenário — comentou a professora Elisabeth

Durante a apresentação, os acadêmicos partilharam ainda, as percepções que tiveram ao longo da atividade ressaltando aspectos como o trabalho em grupo, a troca de ideias e a colaboração, que aliadas à teoria repassada, possibilitaram não só a conclusão da tarefa como o desenvolvimento de habilidades e competências que aplicarão no mercado de trabalho. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.