Acadêmicos de Engenharia criam ferramentas para gerir dados sobre a Covid-19 das escolas de Joaçaba
Na quarta-feira (23), acadêmicos dos cursos de Engenharia da Unoesc Joaçaba, orientados pelos professores Kleyton Hoffmann e Elisabeth Hafner Facin, apresentaram as ferramentas que criaram para analisar e gerir dados sobre a Covid-19 nas escolas municipais de Joaçaba. A apresentação foi acompanhada por representantes da Secretaria de Educação do município, pelo coordenador Geral de Pesquisa, […]
Publicado em 23/12/2021
Por Unoesc
Na quarta-feira (23), acadêmicos dos cursos de Engenharia da Unoesc Joaçaba, orientados pelos professores Kleyton Hoffmann e Elisabeth Hafner Facin, apresentaram as ferramentas que criaram para analisar e gerir dados sobre a Covid-19 nas escolas municipais de Joaçaba. A apresentação foi acompanhada por representantes da Secretaria de Educação do município, pelo coordenador Geral de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Jovani Antônio Steffani e pelos coordenadores dos cursos de Engenharia.
De acordo com a professora Elisabeth, a “Atividade prática de Ensino e Extensão – APEE” foi realizada após contato da Universidade com a Secretaria de Educação de Joaçaba, buscando alguma demanda que pudesse ser atendida com a aplicação dos ensinamentos do componente de “Estatística e Algoritmos” sendo então sugerido os dados relacionados aos casos de Covid-19 nas escolas e que, até então, estavam armazenados em tabelas em arquivos de texto e necessitavam de compilação e análise.
Mais de 170 acadêmicos se envolveram na atividade e desenvolveram em grupos um total de 30 trabalhos. Desses, quatro se destacaram, com notas superiores a nota 9,5, e três foram apresentados à Secretaria de Educação.
— Somos uma universidade comunitária e o envolvimento dos acadêmicos visando a resolução de problemas da sociedade é constante. As apresentações foram a forma encontrada de dar uma resposta à demanda proposta. As ferramentas apresentadas permitirão que os dados sejam inseridos e acompanhados possibilitando o melhor acompanhamento do cenário — comentou a professora Elisabeth
Durante a apresentação, os acadêmicos partilharam ainda, as percepções que tiveram ao longo da atividade ressaltando aspectos como o trabalho em grupo, a troca de ideias e a colaboração, que aliadas à teoria repassada, possibilitaram não só a conclusão da tarefa como o desenvolvimento de habilidades e competências que aplicarão no mercado de trabalho.