Acadêmicos de Educação Física participam de palestras sobre temas atuais da profissão
Cerca de 200 acadêmicos, professores e profissionais da área participaram, recentemente, da Semana Acadêmica do Curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste. Segundo a coordenadora do curso, professora Sandra Fachineto, o evento debateu temas atuais da profissão. — A Semana Acadêmica proporcionou a discussão e reflexão de temas inerentes à área de […]
Publicado em 09/11/2020
Por Unoesc
Cerca de 200 acadêmicos, professores e profissionais da área participaram, recentemente, da Semana Acadêmica do Curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste. Segundo a coordenadora do curso, professora Sandra Fachineto, o evento debateu temas atuais da profissão.
— A Semana Acadêmica proporcionou a discussão e reflexão de temas inerentes à área de formação dos futuros licenciados e bacharéis do curso, visando ampliar o olhar sobre diferentes vertentes de cada profissão, em um momento atual de pandemia, em que o profissional de Educação Física é fundamental para promover a saúde das pessoas — destaca a professora.
O evento iniciou com a palestra “Novos Cenários da Educação Física na Promoção da Saúde”, com o professor, doutor pela University of Southern California, Markus Nahas. O professor Markus detalhou como será a atuação do profissional de Educação Física em um cenário pós-pandemia e ressaltou a importância desse profissional na promoção da saúde de crianças, jovens e adultos.
No segundo dia da Semana Acadêmica, a professora Rosa Ferreira Botassin abordou sobre a Educação Física Infantil. A Biomecânica da Musculação foi tema da explanação do professor, doutor Marcelo de Oliveira Pinto. O evento teve sequência com a Sessão Científica, na qual acadêmicos e diplomados socializaram suas experiências de formação tanto na graduação quanto no mercado de trabalho.
O público também participou da palestra “Pedagogia do Esporte”, com o professor, doutor Michel Milistetd e da palestra “Preparação e Reabilitação Física no Esporte de Alto Rendimento Paralímpico” com a professora, doutora Elisa Pilarski. No último dia do evento, foi realizada a mesa-redonda “Educação Especial e Ensino Inclusivo: um diálogo das políticas públicas à materialização das práticas”, ministrada pelos professores Paulino Hykavel Júnior, Marineiva de Oliveira e Janes Köhnlein. A palestra “Educação Física na Saúde Pública”, com o professor doutor Paulo Sérgio Cardoso da Silva, também encerrou a programação da Semana.
Para a acadêmica do bacharel, Katiane Bencke, a Semana Acadêmica despertou o interesse em buscar novos conhecimentos.
— Tivemos a oportunidade de conhecer profissionais, que atuam em diferentes nichos de mercado, e novas áreas de atuação — avalia Katiane.
Organização do evento
A Semana Acadêmica foi organizada com o auxílio dos acadêmicos da oitava fase do curso de Educação Física (Licenciatura), por meio do componente curricular de Atividades Práticas de Ensino IV. Segundo a professora Marizete Arenhart Zuppa, os estudantes foram divididos nas seguintes comissões: organização geral; mídias digitais e layout; criação e edição de vídeos; comissão científica; protocolo e setor criativo/cultural.
— O componente curricular tem o objetivo de preparar o acadêmico, quanto a aquisição de habilidades e competências no planejamento administrativo, na elaboração e no desenvolvimento de eventos esportivos e científicos, em diferentes segmentos da sociedade, nos ramos esportivos, educativos e de saúde pública — detalha a professora Marizete Zuppa.
De acordo com o acadêmico da licenciatura, Rafael Ganzer, organizar o evento, no atual momento de pandemia, foi desafiador.
— Por se tratar de um evento on-line, o trabalho interdisciplinar e cooperativo foi essencial para que atingíssemos a nossa intencionalidade: propor algo qualificado e interativo. Foi desafiador, mas também um momento de crescimento profissional e pessoal para todos que participaram da organização — conclui o acadêmico.