Acadêmicos de Direito conhecem órgãos da Justiça em Florianópolis
Em comemoração aos 15 anos do curso de Direito da Unoesc Xanxerê, acadêmicos das 3as fases (matutino e noturno), realizam viagem de estudos nos dias 10 e 11 de junho de 2015. A atividade fez parte do componente curricular Atividades Complementares II, sob a orientação da professora Juliana de Oliveira. Na oportunidade, eles estiveram em […]
Publicado em 15/06/2015
Por
Em comemoração aos 15 anos do curso de Direito da Unoesc Xanxerê, acadêmicos das 3as fases (matutino e noturno), realizam viagem de estudos nos dias 10 e 11 de junho de 2015. A atividade fez parte do componente curricular Atividades Complementares II, sob a orientação da professora Juliana de Oliveira.
Na oportunidade, eles estiveram em Florianópolis, onde, no primeiro dia, conheceram a Sede da OAB/SC, sendo recepcionados pelo presidente da Seccional, Tullo Cavallazzi Filho. Depois, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), foram recebidos pelo presidente, Gelson Merísio. Lá, também assistiram a uma sessão de julgamento. Finalizando o dia, no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), assistiram a uma palestra proferida pelo auditor Reinaldo Gomes Ferreira.
Já no dia 11, no período matutino, os acadêmicos realizaram visita à Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), onde foram recepcionados pelo secretário da SEF, Antônio Gavazzoni, e pelo juiz de Direito Vinicius de Moraes da Rosa, os quais conduziram debates e informaram sobre a importância daquele órgão e do Poder Executivo para o desenvolvimento do estado de Santa Catarina. No período vespertino, ocorreu visita ao Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJ/SC), onde houve palestra sobre o funcionamento do órgão e, posteriormente, os acadêmicos participaram, como ouvintes, dos julgamentos das Turmas Cíveis, Criminais e de Direito Público.
A professora Juliana de Oliveira avalia que a viagem atingiu seus objetivos.
— Oportunizou aos acadêmicos contato com os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e também com o Tribunal de Contas do Estado, onde foi possível realizar um paralelo entre a teoria analisada na academia e a prática da profissão — analisa.
A viagem também foi acompanhada pelo coordenador do curso, professor Vinicius Almada Mozetic, e pelo também professor Julivan Augusto Negrini.
Nas fotos abaixo, momentos da viagem de estudos.