Acadêmicos de Comércio Exterior fazem estágio em Paranaguá
Para a maioria dos estudantes, a época de férias significa descansar, viajar, ficar o mais longe possível da universidade. Mas não é o que fizeram os alunos Volnei Senger, Thais Abate e Lucinéia Zambiazzi, acadêmicos da 8ª fase do curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior da Unoesc, Campus de Joaçaba. Durante uma semana […]
Publicado em 22/02/2010
Por
Para a maioria dos estudantes, a época de férias significa descansar, viajar, ficar o mais longe possível da universidade. Mas não é o que fizeram os alunos Volnei Senger, Thais Abate e Lucinéia Zambiazzi, acadêmicos da 8ª fase do curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior da Unoesc, Campus de Joaçaba. Durante uma semana no mês de janeiro, os três realizaram um estágio extracurricular de despacho aduaneiro na “Sonar Comércio Exterior Ltda”, em Paranaguá, no estado do Paraná.
Essa empresa é dirigida pelo profissional Marcelo Cardoso Dias, despachante aduaneiro, professor universitário e um dos gestores do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (Idem), que possui uma parceria com o Curso de Comércio Exterior de Joaçaba há cerca de sete anos. Através dessa parceria, são realizadas visitas técnicas com alunos, os denominados workshops de Serviços Aduaneiros, que compreendem uma gama de visitas a Recintos Alfandegados (Porto Público, Terminal de Conteineres de Paranaguá e Redex), e um passeio de escuna pela baia do Porto.
De acordo com o professor Adilson Luiz Bulla, coordenador do Curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior e do Escritório de Negócios Internacionais da universidade (Enint), o estágio realizado pelos três acadêmicos é resultado dessa parceria e do bom relacionamento mantido entre o Idem e a Unoesc. “O professor Marcelo Dias prontamente atendeu ao pleito dos acadêmicos e os acolheu nesta semana de estágio, onde puderam acompanhar os trabalhos realizados pela Sonar durante o período da manhã”, diz o professor.
Ainda segundo Bulla, esse tipo de estágio é altamente proveitoso, especialmente quando parte da iniciativa do próprio acadêmico, pois demonstra seu interesse em aprender coisas práticas relacionadas ao seu curso e à sua futura profissão. “Proporciona um ganho exponencial na sua formação acadêmico-prática, e com isso o aluno melhora suas condições perante o mercado de trabalho”, reforça.
O coordenador conclui dizendo que o Curso de Comércio Exterior trabalha no sentido de proporcionar uma formação profissionalizante aos seus acadêmicos, principalmente através das ações do Enint, na busca de convênios com empresas e organizações para estágios curriculares e extracurriculares.