Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo realizam viagem de estudos
Os acadêmicos da 8ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Unoesc Xanxerê, realizaram viagem de estudos. A viagem, que ocorreu durante a Atividade Curricular Complementar II, ministrada pela professora Rejane Bolzan Lunkes, envolveu visita técnica ao Litoral catarinense, às cidades de Pedra Branca (Palhoça) e Florianópolis. Na Pedra Branca, acompanhados pelo representante da […]
Publicado em 23/12/2016
Por Unoesc
Os acadêmicos da 8ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Unoesc Xanxerê, realizaram viagem de estudos. A viagem, que ocorreu durante a Atividade Curricular Complementar II, ministrada pela professora Rejane Bolzan Lunkes, envolveu visita técnica ao Litoral catarinense, às cidades de Pedra Branca (Palhoça) e Florianópolis.
Na Pedra Branca, acompanhados pelo representante da Pedra Branca Empreendimentos Imobiliários, Marciel Horst, conheceram o projeto da Cidade Criativa, desde a sua concepção até os dias atuais. Posteriormente, visualizaram as principais obras e as soluções sustentáveis aplicadas nos projetos arquitetônicos e nos espaços públicos urbanos. Ao final dessa atividade, o representante da empresa presenteou os visitantes com o livro Comunidades Planejadas — referência no planejamento das novas quadras do bairro.
Depois, visitaram o Centro Histórico de Florianópolis, conhecendo um pouco mais da história e concepção arquitetônica do casario tombado pelo Patrimônio Histórico.
Prosseguindo, foi realizada visita às Fortalezas da Ilha: São José e Santa Cruz. Por fim, conheceram o Parque Amoraeville, em Jurerê Internacional, na companhia da professora Jane Piloto, que fez explanação técnica sobre as espécies preservadas no parque.
Viagem agregou conhecimentos
Segundo a professora, o objetivo da viagem foi oportunizar ao acadêmico o conhecimento prático dos conceitos arquitetônicos, urbanísticos, históricos e paisagísticos estudados em sala, através da visitação in loco dos espaços urbanos, ampliando a visão da ocupação espacial e ambiental e possibilitando a análise crítica quanto à evolução urbana da cidade e seus elementos arquitetônicos.
— Nesse aspecto, a viagem foi muito produtiva. As visitas realizadas foram bastante abrangentes, ampliando os conhecimentos dos acadêmicos de uma forma dirigida, pois foi possível agregarmos vários componentes curriculares, como Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Tecnologia, História e Patrimônio, e Paisagismo — analisa.
Para a acadêmica Marivone dos Santos, a viagem representou conhecimento agregado.
— Voltamos com a certeza de termos aproveitado ao máximo os três dias de viagem de estudo. Através do roteiro definido antecipadamente, conseguimos aprimorar nossos conhecimentos em várias áreas de estudo, contribuindo, assim, diretamente em nossa formação acadêmica — justifica.
E a acadêmica Gisele Gubert reitera que a viagem proporcionou avançar os conhecimentos obtidos em sala.
— As visitas proporcionaram uma visão de como pensar e planejar uma cidade/espaço urbano, com inovação e sustentabilidade, principalmente, e para que continue funcionando daqui a pelo menos 30 anos. Conseguimos observar desde como iniciaram as construções até o planejamento e construção de uma cidade exemplo de arquitetura e urbanismo na atualidade — afirma.