Acadêmicos de Agronomia promovem demonstração de irrigação
No último dia 25 de setembro, os alunos do 6º período do Curso de Agronomia da Unoesc – Campus aproximado de São José do Cedro – realizaram, em parceria com empresas do município, uma demonstração com sistemas de irrigação. A atividade foi realizada nas dependências do campus. Com a participação de alunos, professores e técnicos, […]
Publicado em 04/10/2010
Por
No último dia 25 de setembro, os alunos do 6º período do Curso de Agronomia da Unoesc – Campus aproximado de São José do Cedro – realizaram, em parceria com empresas do município, uma demonstração com sistemas de irrigação. A atividade foi realizada nas dependências do campus.
Com a participação de alunos, professores e técnicos, demonstrou-se a instalação e o funcionamento de sistemas de irrigação. Durante a atividade, acadêmicos do curso apresentaram aos participantes algumas características do equipamento. O acadêmico Adelino de Jesus falou sobre as particularidades da implantação, vantagens e desvantagens dessa alternativa para aumentar a produtividade das culturas agrícolas.
Para a acadêmica Regina Verona, poder realizar ajustes e regulagens, na prática, aumenta o aprendizado. “É interessante poder ver como é o dimensionamento dos canos, da bomba, cuidados com a pressão, isso contribui para o aprendizado”, afirmou.
O engenheiro Agrônomo Jonas Ramon, egresso do curso, destaca que a irrigação é uma forma sustentável de produzir alimentos, mesmo nas épocas de seca. “Por meio da irrigação racional, pode-se garantir a produção e viabilizar pequenas áreas, seja na produção de hortaliças, frutas ou na bovinocultura leiteira, que depende de pastagens o ano todo”, explicou.
O professor Alceu Cericato, coordenador do curso, ressaltou a importância desta técnica. “Irrigação é uma área muito promissora, pois trata-se de uma alternativa para aumentar a produtividade agrícola, mas tem-se o desafio de se desenvolver estudos que possam, principalmente, reduzir o consumo de água, pois hoje 69% de toda água potável do planeta são consumidos na irrigação de culturas.”