Acadêmicos da Unoesc desenvolvem produtos para compor mix de empresas do segmento alimentício
Os acadêmicos de Administração e de Agronomia da Unoesc Maravilha e de Engenharia Civil da Unoesc São Miguel do Oeste apresentaram, recentemente, os protótipos e a síntese dos planos de Marketing desenvolvidos, durante o semestre letivo, na Atividade Prática de Ensino e Extensão (APEE). Segundo o professor Nilson Rene Visintainer, os acadêmicos foram desafiados […]
Publicado em 08/07/2022
Por Unoesc

Os acadêmicos de Administração e de Agronomia da Unoesc Maravilha e de Engenharia Civil da Unoesc São Miguel do Oeste apresentaram, recentemente, os protótipos e a síntese dos planos de Marketing desenvolvidos, durante o semestre letivo, na Atividade Prática de Ensino e Extensão (APEE).
Segundo o professor Nilson Rene Visintainer, os acadêmicos foram desafiados a desenvolver um produto para compor o mix de uma pequena empresa local ou regional do segmento alimentício. A partir de técnicas de ideação e da ferramenta Canvas de Modelo de Negócios, realizaram a pesquisa de mercado para avaliar a aceitação do produto e a sua viabilidade mercadológica.
— Foram desenvolvidos produtos para pizzaria, laticínio, cachaçaria artesanal, comidas árabes e panificadora. Ao longo do semestre, os projetos ganharam o formato de um plano de Marketing, que integrou os diversos conhecimentos e habilidades contemplados pelos componentes curriculares — detalha o professor Nilson.
O acadêmico Benedito Vaskevicz conta que a APEE foi uma oportunidade para aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula.
— O envolvimento da equipe facilitou e possibilitou o desenvolvimento de atitudes, que completam o conjunto: Conhecimento, Habilidade e Atitude (CHA) — avalia o acadêmico.
Para a acadêmica Aniéli Schüssler, o trabalho evidenciou a importância de usar a criatividade para resolver dilemas. Ela acrescenta que conhecimentos, tais como: análise de mercado, 4P´s de Marketing e Análise Swot, contribuíram para compreender aspectos fundamentais para o sucesso de um empreendimento.
— Levo como aprendizado o conceito que o Marketing é converter necessidades em oportunidade rentáveis — conclui a acadêmica.