Acadêmicos apresentam ideias inovadoras durante evento virtual
No último dia 03 de junho, por meio do componente de Administração, acadêmicos do curso de Biotecnologia da Unoesc Videira, apresentaram suas ideias de projetos, aos convidados do Centro de Inovação, Leandro Hupalo e Giani Cendron e também aos professores do curso, Drª. Fabiana Soares e Dr. Edson Souza. O evento ocorreu on-line através de encontro […]
Publicado em 17/06/2020
Por Unoesc
No último dia 03 de junho, por meio do componente de Administração, acadêmicos do curso de Biotecnologia da Unoesc Videira, apresentaram suas ideias de projetos, aos convidados do Centro de Inovação, Leandro Hupalo e Giani Cendron e também aos professores do curso, Drª. Fabiana Soares e Dr. Edson Souza.
O evento ocorreu on-line através de encontro mediado por tecnologia. O objetivo do componente é oportunizar um conhecimento mais amplo dos conceitos de economia e administração, que envolvem projetos e empreendimentos na área da biotecnologia.
— Os acadêmicos ousaram na criatividade para questões sociais, ambientais, bionegócios com enfoque em inovação—, reforçou a professora Cristiane Bonatto de Morais.
Nas aulas foram apresentadas noções gerais para aplicação dos conceitos na área da biotecnologia. Justifica-se essa apresentação pelo fato de possibilitar que os acadêmicos se envolvessem na criação e desenvolvimento de produtos inovadores buscando pesquisar a viabilidade técnica e uma viabilidade econômica.
— O exercício serviu de incentivo para ampliar o campo de atuação do biotecnólogo, uma vez que instiga a percepção de todo o dimensionamento que envolve os processos, desde a concepção da ideia até sua entrega, ocasionando uma experiência prática de como se pode atuar em empresas, apresentando projetos viáveis ou atuando num movimento empreendedor— comentou Cristiane, responsável pelo componente curricular.
Para isso, foram realizadas atividades presenciais com o mapa da empatia, planilhas de planos de negócios e o Canvas, sendo este último em conjunto com o componente de Desenvolvimento de Novos Produtos, ministrado pelo prof. Edson de Souza.
Na oportunidade, o Prof. Leandro Hupalo do Centro de Inovação apresentou aos acadêmicos as grandes possibilidades de darem continuidade aos projetos, participando de editais de captação de recursos, incluindo o último Edital da Fapesc, do Projeto NASCER, pois todos apresentaram grande potencial e o importante é manterem-se estimulados a empreender ideias.
Projetos apresentados
– Barra de cereal com colágeno e geleia de mirtilo, de autoria das acadêmicas Helena Bassotto e Sheila Juliana da Silva.
– Doces funcionais – Bruna Dias Spranter, Daiane de Quadros Fernandes e Stefanie Manoela Paim.
– Aplicação de levedura probiótica microencapsulada Saccharomyces boulardii em iogurte com baixo teor de lactose visando ao tratamento de distúrbios gastrointestinais – Nathalia Turkot Candiago e Rafaela Ansiliero.
– DGL Soluções Ambientais, Projeto de produto com solução ambiental quanto ao descarte do bagaço do malte – Dara Rafaela Baze de Miranda, Géssica Simon e Lisiane Zuconelli.
– Meninxs Lip – Projeto de produto de um batom vegano – acadêmicas Izadora Ozorio, Maiara Renata e Thainá Padilha Mergener.
– Flash White – Sabão líquido a partir da enzima protease – Luis Filipe Filipon, Henrique Heckler Comunello e Juliana Donadel Moraes.