Aberto III Congresso Brasileiro sobre Novos Direitos
Programação compreende uma exposição e o lançamento de um livro sobre a Ditadura Militar, além de um concurso de fotografias sobre direitos humanos Foi aberto na noite desta terça-feira o III Congresso Brasileiro sobre Novos Direitos, realizado pelo curso de Direito da Unoesc, Campus de Joaçaba. A programação se estende até sexta-feira, com painéis e […]
Publicado em 20/10/2009
Por
Programação compreende uma exposição e o lançamento de um livro sobre a Ditadura Militar, além de um concurso de fotografias sobre direitos humanos
Foi aberto na noite desta terça-feira o III Congresso Brasileiro sobre Novos Direitos, realizado pelo curso de Direito da Unoesc, Campus de Joaçaba. A programação se estende até sexta-feira, com painéis e conferências que abordarão biodireito, ética, neoconstitucionalismo, democracia e liberdades civis.
A abertura teve a participação do Coral da Unoesc e a presença do reitor, Aristides Cimadon, do vice-reitor acadêmico Luiz Carlos Lückamnn, do diretor de Graduação, Ricardo Marcelo de Menezes, e do coordenador do curso de Direito, Ricardo Nodari, além de professores, estudantes e profissionais da área.
Após a solenidade, os professores Célio Alves de Oliveira e Antonio José Guimarães Brito apresentaram dois trabalhos do Núcleo de Estudos do curso de Direito, formado por alunos e professores da universidade.
O primeiro, apresentado por Célio, aborda novos direitos e sociedade de consumo usando como paradigma as obras do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. O segundo trabalho, apresentado por Antônio, trata de civilização e barbárie, tema que faz parte da tese de doutorado do professor.
Na manhã de quarta-feira, o Congresso continua com um painel sobre biodireito e ética, que terá como palestrantes o coordenador de curso Ricardo Nodari e o Pe. Leo Pessini, doutor pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção e considerado um dos maiores teóricos do Brasil em assuntos relacionados a ética e saúde.
Conforme reforça o coordenador do curso de Direito, o Congresso tem por objetivo discutir questões que ainda não têm uma previsão legislativa satisfatória e que precisam ser trazidos ao meio acadêmico. Isso, segundo ele, cria um nicho de mercado para os profissionais formados na Unoesc, que sairão da universidade preparados para trabalhar com temas novos na área jurídica.
“Sempre trazemos à discussão assuntos que estão vindo à tona, pois precisamos preparar os nossos acadêmicos para que tenham uma formação não só humanista e técnico-jurista, mas com conhecimento em assuntos que estão em voga e trazendo inovações para a sociedade e para o Direito”, disse.
Programação
A programação completa do Congresso pode ser encontrada neste portal, no link do evento. Além dos painéis e conferências, o Congresso terá também o lançamento do livro “Os Sonhadores”, do advogado Markian Getúlio Kalinoski, que já trabalhou em Joaçaba e atualmente mora em Florianópolis. O livro fala sobre a Ditadura Militar.
O tema também é foco de uma exposição fotográfica itinerante que ficará na Unoesc Joaçaba até o dia 30 de outubro. Faz parte do projeto “Direito à Memória e a Verdade – A ditadura no Brasil 1964 – 1980”, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. As imagens expostas no hall do Auditório Afonso Dresch recuperam a história do Brasil desde o golpe de estado que mergulhou o país numa ditadura de 21 anos até os grandes comícios populares das Diretas Já.
Na manhã de quinta-feira, será realizada a premiação do I Concurso de Fotografias sobre Direitos Humanos, do qual participam estudantes dos cursos de Direito e Comunicação Social e pessoas da comunidade. Os trabalhos fotográficos inscritos retratam três gêneros distintos: direitos humanos e degradação do meio ambiente; direitos humanos, pobreza e exclusão social; e direitos humanos e preconceito.