Aberta III Conferência Catarinense de CT&I
Abertura teve a presença de autoridades, representantes de instituições públicas e de ensino superior, de centros de pesquisa e de entidades da sociedade civil ligadas à CT&I Iniciou nesta quinta a III Conferência Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) […]
Publicado em 26/11/2009
Por
Abertura teve a presença de autoridades, representantes de instituições públicas e de ensino superior, de centros de pesquisa e de entidades da sociedade civil ligadas à CT&I
Iniciou nesta quinta a III Conferência Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). A programação está sendo desenvolvida em Joaçaba, nas dependências da universidade, e se estende até amanhã pela manhã, quando os participantes apresentarão os relatórios feitos a partir das discussões levantadas acerca de cada eixo temático estipulado.
A abertura da Conferência, realizada pela manhã, teve a presença de várias autoridades do Estado, representantes de instituições públicas, de ensino superior, de centros de pesquisa e de entidades da sociedade civil ligadas à ciência e à tecnologia. O reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, abriu a solenidade dando boas vindas aos participantes e elogiou a forma como as ações de ciência e tecnologia estão sendo desenvolvidas em Santa Catarina.
“Se não fosse a preocupação do Estado em bem conduzir essas ações, quem sabe não teríamos os nossos trabalhos e as nossas pesquisas voltadas para os problemas da nossa região. Essa forma de trabalhar é fundamental para o desenvolvimento econômico de qualquer nação”, disse Cimadon.
O presidente do Sistema Acafe, Paulo Ivo Koehntopp, destacou que as instituições de ensino superior sempre foram as instituições motoras do desenvolvimento a partir da inovação científica e tecnológica, sendo a Acafe um dos principais agentes do desenvolvimento regional e da melhoria da qualidade de vida em Santa Catarina.
Por sua vez, o presidente da Fapesc, Diomário de Queiroz, relatou a quantidade de trabalhos científicos desenvolvidos no estado, os quais estão espalhados pelas várias regiões catarinenses e seguem as suas necessidades.
“Vamos ter o interior de Santa Catarina pressionando o governo pela efetividade da Política Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, para que continuemos a impulsionar o desenvolvimento e a satisfazer essa demanda potencial ainda adormecida no interior do estado”, destacou Diomário, seguindo a linha que norteou os pronunciamentos e discussões da parte da manhã: a descentralização da pesquisa em ciência, tecnologia e inovação.
Também se manifestaram durante a abertura o prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, o secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Jair Lorenzetti, o presidente da Assembleia Legislativa, Jorginho Mello, e a assessora especial do Ministério da Ciência e Tecologia, Ana Lucia Gabas. A solenidade foi encerrada pelo governador Luiz Henrique da Silveira, que falou sobre as ações realizadas no estado.
Ele destacou o aumento do número de incubadoras tecnológicas; a multiplicação dos investimentos em pesquisa; as parcerias que possibilitam a criação dos arranjos produtivos locais; e a Rede Catarinense de Ciência e Tecnologia, que dá suporte para as mais variadas iniciativas desenvolvidas por um milhão de usuários, entre estudantes dos ensinos médio e superior, laboratórios, centros de pesquisa, incubadoras, hospitais, bibliotecas, museus e casas de cultura.
Programação
A Conferência se estende até a manhã desta sexta-feira. Após a abertura, foi realizada uma palestra com o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antônio Raupp, sobre os desafios da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. À tarde, ocorreu uma nova palestra, ministrada pelo professor doutor João Batista Calixto, também ligado à SBPC, sobre o desenvolvimento de medicamentos no país.
Na sequência, os participantes se dividiram em comissões que discutiram separadamente os eixos temáticos que norteiam a conferência: Sistema Catarinense de CT&I; Inovação e Empreendedorismo; PD&I e sustentabilidade em áreas estratégicas; e desenvolvimento social e regional mediante CT&I. As discussões sobre cada área serão documentadas em relatórios que serão apresentados amanhã e constarão no documento final da Conferência.
De acordo com o diretor de Ciência e Tecnologia da Fapesc, professor César Zucco, dentre esses temas os principais assuntos abordados são a formação de recursos humanos especializados, sobretudo a formação de pesquisadores que possam trazer inovação para o estado; o apoio à inovação, o que implica na destinação de conhecimento e recursos e financeiros também às empresas; e a disseminação e divulgação da ciência.