Página inicial O que acontece 3ª Charrete desafia estudantes a desenvolver projetos sobre Arquitetura de Emergência
Graduação São Miguel do Oeste

3ª Charrete desafia estudantes a desenvolver projetos sobre Arquitetura de Emergência

A 3ª Charrete do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc São Miguel do Oeste envolveu 115 estudantes numa maratona de projetos sobre Arquitetura de Emergência. Os acadêmicos iniciaram os projetos às 21h de sexta-feira (12) e concluíram às 8h de sábado (13). O termo Charrete nasceu na França, no século 19, e era uma […]


A 3ª Charrete do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc São Miguel do Oeste envolveu 115 estudantes numa maratona de projetos sobre Arquitetura de Emergência. Os acadêmicos iniciaram os projetos às 21h de sexta-feira (12) e concluíram às 8h de sábado (13). O termo Charrete nasceu na França, no século 19, e era uma competição realizada pelos estudantes de arquitetura, que desenvolviam projetos durante 24 horas. Recebeu  esse nome, porque, no final da atividade, uma charrete passava nas ruas para recolher os projetos arquitetônicos.

Segundo a coordenadora do curso, professora Leandra Daiprai, a Charrete proporcionou aos alunos uma forma de projetar, em um curto espaço de tempo, e o trabalho em equipe.

— O tema permitiu que os acadêmicos se sensibilizassem com as catástrofes que ocorrem no mundo e, principalmente, na nossa região. Eles conseguiram perceber o quanto o arquiteto pode contribuir para minimizar o sentimento de perda das famílias em meio a tantas tragédias — ressalta Leandra.

Os estudantes foram divididos em 22 equipes. Cada uma deveria ter, no mínimo, três acadêmicos de diferentes fases. Este ano, a maratona também contou com a participação de estudantes da Faculdade Mater Dei de Pato Branco (PR). A exigência do projeto e da maquete fez com que a equipe trabalhasse unida durante toda madrugada.

A acadêmica Eduarda Black garante que valeu a pena ficar acordada durante a madruga.

— Essa é a segunda vez que participo da Charrete, mas essa edição foi especial para mim, pois pretendo desenvolver o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre Arquitetura de Emergência. A atividade proporcionou a troca de conhecimentos entre os colegas, o trabalho em equipe e instigou a sermos persistentes — diz a estudante que, com os demais colegas, desenvolveu um projeto de habitação emergencial econômico e racional, utilizando módulos de compensado naval para serem montados in loco e facilmente transportados.

Doação ao Instituto Terezinha Gaio Basso

 Durante a 3ª Charrete, o curso de Arquitetura e Urbanismo entregou cerca de 80 kg de alimentos não perecíveis para a Casa de Apoio Instituto Terezinha Gaio Basso,que dá assistência aos acompanhantes dos pacientes internados no Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.