Página inicial O que acontece 1º Simpósio em Biociências, Saúde, Educação e Sociedade recebe a nutricionista Sophie Deram
Graduação Evento Mestrado Joaçaba

1º Simpósio em Biociências, Saúde, Educação e Sociedade recebe a nutricionista Sophie Deram

Entre os dias 2 e 3 de dezembro, ocorreu na Unoesc Joaçaba, o 1º Simpósio em Biociências, Saúde, Educação e Sociedade. O evento, realizado pelo Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde, recebeu a doutora da USP e coach em Nutrição, Sophie Deram, para a palestra sobre “Neurociências do comportamento alimentar: a importância do prazer […]


Entre os dias 2 e 3 de dezembro, ocorreu na Unoesc Joaçaba, o 1º Simpósio em Biociências, Saúde, Educação e Sociedade. O evento, realizado pelo Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde, recebeu a doutora da USP e coach em Nutrição, Sophie Deram, para a palestra sobre “Neurociências do comportamento alimentar: a importância do prazer de comer na saúde”.

Na noite de abertura, estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, doutor Fábio Lazzarotti, o coordenador do Mestrado em Biociências e Saúde, doutor Jovani Antonio Steffani, e os professores do Programa, doutor Diego de Carvalho e doutora Carina Rossoni. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) apoiou a realização do Simpósio.

— A ideia deste evento é apresentar à comunidade, conhecimentos recentes de biociências e saúde e que de alguma forma afetam a educação e, portanto, a sociedade. Aqui, o sentido da educação é amplo e acontece o tempo inteiro, nas relações interpessoais, no tratamento das pessoas e na forma como nos portamos em sociedade — afirma o presidente da comissão organizadora do evento, professor Diego de Carvalho.

Para o pró-reitor Fábio Lazzarotti, trazer a área da Saúde e da Educação é uma oportunidade para verificar pontos de convergência e conexão, que gerem novas perspectivas de estudo e, ao mesmo tempo, reflexões dentro daquilo que será discutido no evento.

Nessa mesma linha de pensamento, o professor Jovani Antonio Steffani comenta que o mestrado visa congregar as várias profissões e áreas de ensino e pesquisa, com o objetivo de descobrir novas metodologias para a resolução de problemas relacionados à saúde e educação.

O evento

Na noite desta sexta-feira (2), a nutricionista Sophie Deram foi a palestrante da cerimônia de abertura. O tema abordado foi “ Neurociências do comportamento alimentar: a importância do prazer de comer na saúde”. Sophie é doutora em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), especialista em obesidade infantil e transtorno alimentar e escritora do livro “O peso das dietas”. Ela defende o emagrecimento sem dieta e afirma que o prazer em comer é parte de uma vida saudável.

 — Comer com prazer, ajuda a comer menos. Não é a caloria que devemos avaliar, mas sim a qualidade dos alimentos, com menos ultraprocessados. Diga não a dieta, coma alimentos verdadeiros e cozinhe — destaca a palestrante Sophie Deram.

No sábado (3), a professora da Unoesc, doutora Sirlei Fávero Cetolin, falou sobre “Saúde mental e dependência química: aspectos psicossociais e trabalho interdisciplinar”. Em seguida, a palestra “Neurociências e educação: pontes entre a universidade e o ensino básico” foi ministrada pela professora da UFPR, doutora Claudia Maria Sallai.

No final da manhã, ocorreu a palestra “Educação permanente, práticas profissionais e multirreferencialidade” com a professora da Unoesc, doutora Luiza Helena Dalpiaz. Depois disso, foi realizada uma mesa-redonda com as doutoras Claudia Sallai e Luiza Dalpiaz, tendo como mediador o doutor Diego de Carvalho.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.