Página Inicial Internacionalização Intercâmbio Passo a Passo

Intercâmbio Passo a passo

Screenshot 2

Conheça

Para começar, busque conhecer muito sobre o destino e a universidade estrangeira, na qual desenvolverá os planos de estudos, para conseguir uma melhor adaptação cultural. Também se informe sobre a cultura local, as estações do ano e a diversidade do clima. Leve mapas, dicionários e endereços/contatos da Embaixada Brasileira naquele país, bem como da Secretaria da Cooperação Internacional.

Screenshot 2

Hospedagem

Em seguida, providencie a hospedagem no destino antes de viajar. Para isso busque informações com a coordenação de Mobilidade Acadêmica, verifique se há alguma indicação sugerida pela universidade estrangeira e converse com alunos que já viajaram anteriormente.

Screenshot 2

Documentos

Não se esqueça de levar cópias de todos os documentos que deverá apresentar na Imigração e na universidade de destino: o seguro de saúde, os bilhetes aéreos (ida e volta), a carta de Aceite e o passaporte são essenciais.

Screenshot 2

Cuidados

Para finalizar, seja cuidadoso com o dinheiro que levará: nunca o coloque em malas, procure levar sempre na bagagem de mão, em pochete ou em algo que esteja o tempo todo sob os seus olhos.

Screenshot 2

Manuais

Para estudantes brasileiros (Arquivo em fomato PDF)
Para estudantes estrangeiros (Arquivo em fomato PDF)

DINHEIRO

Seja cuidadoso com o dinheiro que levar: nunca guarde em malas, procure levar sempre na bagagem de mão, em pochete ou em algo que esteja o tempo todo sob seus cuidados. Recomenda-se que apenas uma parte esteja em espécie. Cartões de crédito ou débito (que podem ser carregados no Brasil) são opções seguras.

PASSAGENS AÉREAS

Uma dica importante é comprar o bilhete de passagem aérea após o recebimento da Carta de Aceite emitida pela universidade estrangeira, evitando assim problemas desnecessários. A confirmação da passagem deve ser feita com no mínimo 72 horas de antecedência, bem como a confirmação de seus dados.

BAGAGENS

A palavra de ordem é não exagerar na bagagem! O uso de malas com rodinhas também auxilia muito na hora de viajar, por serem mais leves para o manuseio. Nunca colocar nada importante em uma mala que vai ser despachada, pois você pode correr o risco de perde-la. Aconselha-se colocar etiquetas com identificação pessoal em todas as malas que levar para a viagem, pois em caso de perda ficará mais fácil a devolução.

MEDICAMENTOS

Se você faz uso de algum medicamento aqui no Brasil, lembre-se de levar os remédios na caixa original com prescrição médica e a bula traduzida, no mínimo para o inglês, mantendo-os em sua bagagem de mão, pois se tiver que se apresentar no controle alfandegário ficará mais fácil explicar o que está levando.

VACINAS

Lembre-se que você deverá obrigatoriamente fazer as vacinas exigidas pelo país de destino e levar consigo a carteirinha internacional de vacinação emitida pela ANVISA no Brasil.

SEGURO SAÚDE

Fazer sempre um seguro saúde com cobertura internacional antes de viajar. Isso lhe dará tranquilidade caso aconteça uma emergência no exterior. Entre em contato com uma agência de turismo ou seguradoras.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.