Uma grande parcela do trabalho acadêmico consiste na leitura e redação de artigos científicos. Trata-se de uma atividade conhecida por demandar bastante tempo, paciência e organização, dada a necessidade de lidar com volume demasiado grande de informações e com formatos altamente mutáveis exigidos pelos periódicos. Naturalmente, diferentes acadêmicos acabam por desenvolver e adotar diferentes técnicas e estratégias para otimizar seu trabalho, com sucesso variável. O que muitos desconhecem é que existem diversas ferramentas desenvolvidos para auxiliar em diferentes etapas desse processo, tornando a organização da biblioteca de publicações mais simples e acessível, além de possibilitar o referenciamento semi automatizado de fontes bibliográficas, garantindo um melhor uso do tempo e do esforço do pesquisador. Dentre as opções, destaca-se o software Zotero, que é gratuito, código-aberto, multiplataforma e compatível com diversos sistemas operacionais, navegadores, formatos de biblioteca e editores de texto. Além disso, é dotado de interface intuitiva, sendo bastante simples dominar todas suas funcionalidades fundamentais após um curto tempo de treinamento.
OBJETIVOS
Tornar os participantes familiarizados com a execução das funcionalidades fundamentais do software Zotero, sendo possível, ao final do curso, adotá-lo como gerenciador de referências bibliográficas.