Com base nessas reflexões entende-se que a Universidade, ao desenvolver pesquisa, ensino e extensão, pode se constituir num espaço qualificado visando à formação de sujeitos capazes de constituírem a narrativa da própria vida, do tempo e do espaço em que vivem. Para Monfredini (2016), a realização desta possibilidade implica num amplo movimento de integrar alunos, professores e pesquisadores, em relações democráticas, que propiciem experiências coletivas de autonomia e autodeterminação. Implica na criação de espaços que integrem os diferentes conhecimentos, saberes e afetos dos envolvidos.
Portanto, é extremamente necessário que a universidade e seu corpo docente e discente, elaborem projetos, tal como a Semana Acadêmica, e apresente propostas que incentivem a participação ativa diante do processo de construção da profissão que exerce e da sociedade na qual está inserido. Os diálogos sobre as mais variadas possibilidades da Psicologia, ofertados pelas atividades da Semana Acadêmica, contribuem para uma formação crítica, reflexiva, e, sobretudo, humana.
OBJETIVO GERAL
Ampliar o espaço de diálogo entre os estudantes e profissionais, sobre os mais diversos temas dentro da Psicologia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Proporcionar um espaço onde os estudantes possam se questionar e desenvolver uma visão crítica da atuação da Psicologia na sociedade;
- Problematizar a formação acadêmica fomentando as condutas éticas entre as relações sociais desde a graduação;
- Incentivar o voluntariado por meio das atividades presentes no projeto;
- Estimular debates sobre temas fundamentais e importantes na Psicologia;
- Promover a integração e inclusão social por meio das atividades;
- Expandir os horizontes do curso de Psicologia, trazendo profissionais de diversas realidades.
MATRIZ CURRICULAR
Discutir e debater sobre os seguintes temas: as diferentes abordagens teóricas presente na Psicologia, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia do Esporte, Políticas Públicas, Inclusão Social de Pessoa com Deficiência, Psicologia Jurídica, Psicologia dos Desastres e Emergências, Psicologia Escolar e, Relacionamentos.