OBJETIVO GERAL
Possibilitar e ampliar o diálogo, a reflexão e a socialização entre estudantes de Graduação e Pós-Graduação, docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, bem como pesquisadores/as da área da educação e afins para uma necessária discussão sobre o direito à educação e a função social da escola a partir de um amplo debate acerca de ideias e pesquisas que buscam problematizar a educação em um contexto marcado pelos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, por crises econômicas e sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Favorecer o debate, os estudos e a divulgação de produções científicas sobre a formação docente tendo em vista as experiências de âmbito internacional, nacional, regional e local.
Constituir espaços de interlocução e de divulgação de práticas de ensino desenvolvidas em diferentes âmbitos de ensino e envolvendo públicos com diferentes características: superior, educação básica, profissional, jovens e adultos, entre outros.
EIXOS TEMÁTICOS
- Direito à educação e democracia
- Estado e políticas educacionais
- Gênero, sexualidade e educação
- Formação e trabalho docente
- Tecnologias educacionais e metodologias inovadoras
- Processos de ensino e aprendizagem
- Educação Especial e Inclusão
- Filosofia e Educação
PÚBLICO-ALVO
Professores/as e pesquisadores/as da educação básica e do ensino superior, estudantes e egressos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e de outros programas de pós-graduação nacionais e estrangeiros, docentes e estudantes da graduação de todos os Campi e Unidades da Unoesc e de outras instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras, comunidade externa e demais interessados no tema.