Página inicial O que acontece VII Congresso de Comunicação Mídia e Sociedade; XXIII Semana da Comunicação; X Edição dos Anais da Comunicação
Joaçaba

VII Congresso de Comunicação Mídia e Sociedade; XXIII Semana da Comunicação; X Edição dos Anais da Comunicação

VII Congresso de Comunicação Mídia e Sociedade; XXIII Semana da Comunicação; X Edição dos Anais da Comunicação; organizados pelo Grupo de Pesquisa “Comunicação, Mídia e Sociedade” da Universidade do Oeste de Santa Catarina, tem o objetivo de reunir estudantes, pesquisadores, professores e profissionais da área de comunicação, para discutir temas emergentes e incentivar a realização de […]


VII Congresso de Comunicação Mídia e Sociedade; XXIII Semana da Comunicação; X Edição dos Anais da Comunicação; organizados pelo Grupo de Pesquisa "Comunicação, Mídia e Sociedade" da Universidade do Oeste de Santa Catarina, tem o objetivo de reunir estudantes, pesquisadores, professores e profissionais da área de comunicação, para discutir temas emergentes e incentivar a realização de projetos experimentais e trabalhos de iniciação científica inovadores.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira | 02 de junho de 2025
1

19h30 às 20h30 | Palestra: Novas perspectivas da atuação em Publicidade.
🗣️ Silvio Soledade | Presidente da APP Brasil (Associação dos Profissionais de Propaganda).

Mentor de negócios certificado pela ABMEN, especializado em empresas criativas, como agências de comunicação e produtoras de audiovisual. Desde 2012, sócio da PlanoGestão Consultoria Empresarial. Formação sólida, incluindo um MBA em Gestão por Processos pela ESPM-SP, especializações em Comunicação Social pela Anhembi-Morumbi e em Gestão Financeira pela FGV-SP, além de graduações em Administração de Empresas pelo Mackenzie e Comunicação Social pela Anhembi-Morumbi. Presidente da APP (Associação de Profissionais de Propaganda) em segundo mandato (gestão 2023/2025) e também vice-presidente financeiro da ANAMID (Associação Nacional de Marketing e Indústria Digital). Além disso, mentor na Aliança Empreendedora e na Junior Achievement SP e membro ativo da ABMEN

2

20h40 às 21h40 | Palestra: O caos como parte do processo.
🗣️ Adriano Sato | Associate Creative Director for Apple at TBWA/Media Arts Lab | Teacher at Miami Ad School.

Natural de Presidente Prudente – SP, é formado em Publicidade e Propaganda pela UNOESTE. Em 2016, mudou-se para São Paulo com uma bolsa na Miami Ad School. Ingressou na Wieden+Kennedy em 2017, criando para marcas como Nike, Disney e Skol Beats, e passou por agências como AlmapBBDO, Wunderman Thompson e Africa Creative (Budweiser). Desde 2024, é Diretor de Criação Associado na TBWA/Media Arts Lab, atendendo a Apple em mercados da América Latina, US Hispanic e Canadá. Acumula mais de 150 prêmios em festivais como Cannes Lions, Grammy Latino, D&AD, Clio Awards e El Ojo de Iberoamérica. Entre os destaques: Leão de Titanium (Cannes 2023), Leão de Ouro (Cannes 2024), indicação ao Grammy Latino (2024) e Grand Prix no Clio Music Awards (2025). Desde 2021, também investe em audiovisual. Estudou roteiro na Roteiraria, cinema na AIC e dirigiu seu primeiro curta, O Último Andar, em 2023.

Terça-feira | 03 de junho de 2025
3

19h30 às 20h30 | Palestra: A relação entre a inteligência artificial e as indústrias culturais criativas.
🗣️ André Conti | Professor no SAE Institute - Milan, Italy e NABA - Nuova Accademia di Belle Arti - Milan, Italy.

14 years of experience in higher education. Management, content development and dissemination of European Union funded projects (Erasmus+, Horizon, etc). Planning, implementing and managing new courses, programs, research and academic projects.International experiences in cooperation with Brazil, UK, Czech Republic, Spain, Portugal, Finland, Italy, India, Australia, New Zealand, Canada and the USA. Media and advertising experience with over 40 published marketing and communications campaigns, television and independent film productions.

4

20h40 às 21h40 | Palestra: Ferramentas de Inteligência Artificial para Publicitários.
🗣️ Mariana Petek | ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Estrategista digital com mais de 15 anos de experiência em marketing e publicidade. Formada em Publicidade pela ESPM SUL e com pós-graduação em Marketing Digital, é proprietária das empresas Plin Digital e Total Ads, especializadas em estratégia e mídia digital. Recentemente, atuou como AI Pilot em um projeto nos Emirados Árabes, focado em pesquisa e criação de estratégias para uma empresa emirati, reforçando sua expertise em integrar tecnologia e inovação para resultados de alta performance. Em 2020, gerenciou campanhas de Amazon Ads nos EUA, Canadá e Inglaterra e foi consultora do Sebrae por 5 anos, ajudando mais de 300 empresas no RS e SC a crescerem no digital e aumentarem suas vendas online. Mariana já trabalhou com marcas renomadas como Cassol, Tintas Renner, Oston, Senac, Sesc RS, Claro, CNA e Grupo Brocker. Sua ampla experiência, aliada a conhecimentos analíticos e estratégicos, faz dela uma referência confiável no mercado digital, ajudando empresas a impulsionarem suas vendas e se destacarem no ambiente online.

Quarta-feira | 04 de junho de 2025
5

19h30 às 21h | Oficina 1 - Illustrator com IA: Tudo está igual, mas tudo está diferente.
🗣️ Paulinho Franqueira | Principal Solutions Consultant - Digital Media.

Desde 1988 atua no mercado de produção gráfica, editorial e publicitária como consultor técnico, analista de fluxos de trabalho e instrutor. Participou da implantação de novos processos digitais ou migrações tecnológicas de diversas empresas, tais como: Editora Abril, Editora Azul, Editora Globo, Agência Publicis Salles/Norton e Diário do Grande ABC. Durante 6 anos foi responsável pela divisão Publicidade – DTP / Colorsync da Apple Brasil. Coordenou a área de Suporte do Grupo ABC (DM9, Africa, MPM, Loducca e outras 12 agências). Há 15 anos atua como Consultor de Soluções, apoiando clientes da divisão de Digital Media da Adobe Brasil a utilizarem as melhores práticas na criação e gestão de conteúdos.

6

19h30 às 21h | Oficina 2: Photoshop e IA: A Nova Era da Criatividade Digital.
🗣️ Gabriel Klock de Lima | Especialista Técnico Adobe Creative Cloud.

Com formação em Administração de empresas, entrou para o mundo da Adobe em 2017, fez parte dos gerentes de conta e após um período foi treinador do time de vendas diretas da Adobe.com Latam. Hoje atua como técnico especialista Creative Cloud na PARS apoiando clientes e parceiros da Adobe, buscando levar as melhores práticas, novidades e experiências das soluções criativas.

7

19h30 às 21h | Oficina 3: "Tá pegando fogo, bicho!": gestão de crises em redes sociais.
🗣️ Thiago Martins | Professor Adjunto na Unipar - Universidade Paranaense.

Publicitário e professor universitário, doutor em Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná e Universidade do Algarve (Portugal). Autor dos livros A Publicidade Compartilhável Explicada e Inovação Digital. Possui mais de 10 anos de experiência em planejamento estratégico de marketing, atuando com empresas de diversos setores, como moda, educação, varejo, associações e órgãos públicos. Tem forte capacidade de gestão de pessoas, coordenação de projetos e perfil hands-on, criativo e empreendedor. Já desenvolveu projetos para marcas como Morena Rosa, Alto Giro, Pampili, Unipar, Wizard, Ford, Vale Verde, entre outras.

Quinta-feira | 05 de junho de 2025 | Anais da Comunicação

19h30 às 22h | X Anais de Comunicação - Apresentação de Trabalhos Científicos submetido ao evento com moderação de professores do NDE de Publicidade e Propaganda.

8

Silvia Spagnol Simi dos Santos

Professora e Pesquisadora na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Coordenadora de Marketing; Doutora em Administração; Mestre em Ciências da Linguagem;  Master in Business Administration em Estratégias de Marketing;  Especialista em Comunicação e Marketing; Especialização em Novas Mídias, RTV;  Graduada em Publicidade e Propaganda.Áreas de interesse: Pesquisa Científica e de Marketing, Branding: Propaganda, Marketing, Estratégia, Competitividade, Planejamento, Social Media, Direção de Arte e Semiótica.

9

Marcio Giusti Trevisol

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) onde atua no Programa de Pós-graduação em Educação ( PPGEd), na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania e nos cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu.

Informamos que encontram-se abertas as submissões para os Anais Eletrônicos de Comunicação Social do curso de Publicidade e Propaganda da UNOESC.

Os Anais Eletrônicos de Comunicação Social têm como objetivo a divulgação de trabalhos científicos relacionados à Comunicação Social e áreas afins, visando a socialização das atividades de ensino, pesquisa e extensão das instituições de ensino superior, envolvendo a graduação, o lato e o stricto sensu.

Submissão:

Serão aceitos Resumos ou Artigos os quais devem ser submetidos de acordo com as exigências da revista, seguindo as normas descritas na seção https://periodicos.unoesc.edu.br/aecs/about/submissions

Os manuscritos devem ser submetidos usando o sistema de submissão OJS em https://periodicos.unoesc.edu.br/aecs/login.


Calendário
Data

De 02 a 05 de junho de 2025

Agenda
Horário

19h30 às 22h30

Ingresso
Local

On-line, via Zoom

Custo
Investimento

Gratuito

Pessoas
Vagas

300

Pessoas
Carga horária

12h

Inscreva-se

Realizar inscrição

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.