Passamos por instabilidade técnica na plataforma zoom nos momentos de apresentação de trabalhos na manhã de 17 e 18/08. Lamentamos pelo ocorrido! Algumas salas de apresentação tiveram comprometimento na apresentação dos trabalhos: 17/08: salas 1, 3 e 19; 18/08: salas 4 e 22. Estamos organizando salas de apresentação complementares, na tarde de 18/08, a partir das 16h30, para que as apresentações possam ocorrer. Enviaremos informações e listagem das apresentações por e-mail! Reorganização das salas de apresentação: |
O Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade do Oeste de Santa Catarina promove, bienalmente, dois eventos acadêmico-científicos. Em 2021, em razão da pandemia, serão realizados, paralelamente, os dois eventos, em formato virtual: o VII Colóquio Internacional de Educação e o II Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino, com o tema central Formação de professores: desafios contemporâneos.
Compreendemos que as configurações contemporâneas que implicam a educação - incluindo os questionamentos, as regulações e controles, os desafios postos aos processos formativos (discentes e docentes), as ressignificações do currículo, dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação, entre outros - trazem à formação do professor e às práticas de ensino a urgência de que sejam problematizadas, desnaturalizadas e reinventadas. Assim, o evento consolida-se como um espaço legítimo e potente de discussões acadêmico-científicas relacionadas aos desafios contemporâneos concernentes à educação, à formação de professores e as práticas de ensino.
OBJETIVOS
- Favorecer o debate, os estudos e a divulgação de produções científicas sobre a formação docente tendo em vista as experiências de âmbito internacional, nacional, regional e local.
- Constituir espaços de interlocução e de divulgação de práticas de ensino desenvolvidas em diferentes âmbitos de ensino e envolvendo públicos com diferentes características: superior, educação básica, profissional, jovens e adultos, entre outros.
- Ampliar as possibilidades de diálogo e reflexão entre estudantes de graduação e pós-graduação, docentes da educação básica e da educação superior e pesquisadores da área da educação e afins sobre a necessária indissociabilidade entre educação, pesquisa, ensino superior e educação básica, no âmbito da formação de professores, práticas de ensino e seus desafios contemporâneos.
PÚBLICO-ALVO
Pesquisadoras/es da educação e das ciências humanas vinculadas/os à pós-graduação stricto sensu, discentes e docentes de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, docentes e discentes das licenciaturas, egressos dos cursos de licenciatura, professoras/es das escolas de educação básica, estudantes do curso de Normal e outros interessados na temática do evento.
ACESSAR PROGRAMAÇÃO
IMPORTANTE - Orientações de acesso às salas virtuais
Cronograma das Salas On-line e links de acesso
Organização das Apresentações:
Eixo 1: Formação e trabalho docente
Eixo 2: Estado e políticas educacionais
Acesso aos Anais - VII Colóquio Internacional de Educação
TRABALHOS APROVADOS - II SENFPE
Organização das Apresentações:
Eixo 1: Formação e trabalho docente
Eixo 2: Estado e políticas educacionais
Acesso aos Anais - II Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino
MOSTRA DE PRÁTICAS DE ENSINO
Convite para expositores da Mostra de Práticas de Ensino
(Prorrogado até 24 de junho de 2021)
Template para a submissão de trabalhos - Mostra de Práticas de Ensino
Trabalhos aprovados - Mostra de Práticas de Ensino
Template para a apresentação dos trabalhos aprovados
Organização das Apresentações:
Eixos 1 (Formação e Trabalho Docente) e 4 (Processos Educativos)
LANÇAMENTO DE LIVROS E PERIÓDICOS
Carta convite lançamento de livros e periódicos
Orientações: Lançamento de Livros - Divulgação de periódicos
Apresentação: Lançamento de Livros - Divulgação de periódicos