A profissão docente tem sido marcada por inúmeros desafios, indelevelmente, em função das transformações a que a educação vem sendo submetida nas últimas décadas. Nesse contexto, os professores são convidados a “reencontrar novos valores, novos idealismos escolares que permitam atribuir um novo sentido à ação docente" (NÓVOA, 1995, p. 29).
Ser professor exige conhecimentos teóricos e práticos, capacidade crítica de compreender os processos educativos e o papel da educação no desenvolvimento humano e na transformação da sociedade, conhecer a realidade das escolas de educação básica e interagir de modo direto com as problemáticas da educação básica, o que gera lucidez de realidade, compreensão dos desafios da docência e busca colaborativa de soluções aos problemas educacionais.
Pensando nos atuais desafios que permeiam a formação e o trabalho docente, os cursos de Pedagogia e Educação Física, que integram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), propõem a realização de uma mesa redonda com o tema: Ser e estar professor: articulações pedagógicas na Educação Básica.
O evento justifica-se ante a necessidade de proporcionar aos pibidianos e acadêmicos dos cursos de licenciatura da Unoesc, melhor compreender as articulações pedagógicas tão necessárias entre a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, assim como o cotidiano das escolas públicas e o papel do professor. Espera-se, com esse momento, ampliar as experiências formativas e a qualificação profissional dos licenciandos.
Programação
Matriz Curricular | Início | Término | Ministrante | IES - Origem | C.H. | Turno |
Ser e estar professor: articulações pedagógicas na Educação Básica | 8h30 | 12h30 |
|
Escolas de Educação Básica | 4 | Matutino |