O novo ensino médio está em vias de implementação em escolas públicas e privadas. As novas propostas são expressivas e prometem dar protagonismo ao aluno na realização de seus projetos de vida.
Apesar do peso das mudanças propostas e do curto prazo adaptativo, existe um ponto crucial para a implementação do novo ensino médio que segue nebuloso em direcionamentos oficiais: a formação de um novo perfil de professores. O atual modelo de capacitação de docentes precisa passar por uma transformação que o desassocie da lógica tradicional até então aplicada, para que os professores se adaptem a uma abordagem mais integrada e coerente com as novas propostas.
A primeira grande mudança sugerida para o novo ensino médio é a divisão do conteúdo por áreas do conhecimento, e não mais por disciplinas. Professores de escolas tradicionais que até hoje trabalharam com grades curriculares compostas de 10 a 12 disciplinas distintas (português, matemática, inglês, história, química, física, biologia, filosofia, sociologia, artes, redação), agora se adaptarão a quatro áreas centrais do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A ideia é que todas as disciplinas de antes sejam contempladas dentro das quatro grandes frentes, o que certamente traz novos objetivos e desafios ao trabalho docente. Desenvolver a habilidade de apresentar assuntos de forma contextualizada e integrada em diferentes esferas deve estar no centro das novas práticas aplicadas na capacitação de professores.
PROGRAMAÇÃO
Matriz Curricular | Início | Término | Ministrante | CH | Turno |
Integração Disciplinar das Ciências: A Química e as Ciências da Natureza | 22/09 | 22/09 |
- Dulcemari Vide Silva |
4h | Noturno |
A Física e o novo ensino médio: Itinerários Formativos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | 23/09 | 23/09 |
- André Ary Leonel |
4h | Noturno |
Atividade Prática: síntese dos aspectos centrais discutidos no evento | 24/09 | 24/09 | - Elisabeth Baretta | 2h | Noturno |