
O aleitamento materno, além de reduzir as doenças ocorridas na infância, constitui o principal foco de vínculo entre a mãe e o seu filho. Constitui uma prática positiva para melhoria do crescimento e desenvolvimento infantil, auxiliando no desenvolvimento neuropsicomotor e social da criança. No entanto, ainda se percebe na população uma baixa prevalência do Aleitamento Materno, dificuldades na sua prática e desconhecimento quantos aos seus benefícios e direitos relativos a prática do amamentar, e malefícios da introdução incorreta de outros leites e alimentos. Diante dessa perspectiva e da necessidade de preparar com competência nosso aluno para uma prática profissional eficaz e segura, propomos nos inserir na Semana Mundial do Aleitamento Materno com uma atividade interativa/educativa dos alunos com a população no sentido de sanar as demandas de dúvidas, com demonstrações e exposições sobre a temática, como dificuldade de pega, manuseio do aleitamento materno, ordenha manual e estratégias para o retorno ao trabalho.
OBJETIVOS
Oportunizar aos acadêmicos de enfermagem situações de educação em saúde junto a população e contribuir na disseminação dos benefícios maternos e infantis do Aleitamento Materno buscando minimizar os principais problemas ocorridos nesse processo.
EMENTA
- Manejo Clínico do Aleitamento Materno (posições para amamentar, tipo de mamilos, descida do leite).
- Problemas relacionados à lactação (fisiológicos e psicológicos);
- Ordenha Manual;
- Conduta nos principais problemas ocorridos na lactação;
- Retorno ao trabalho (estratégias e direitos das nutrizes).