A formação docente continuada representa a oportunidade de atualização, reciclagem e especialmente a troca de experiências exitosas ou não exitosas na prática docente. Com a integração dos professores e a seriedade no processo educativo, as formações docentes promovem a reflexão dos profissionais em relação às melhores práticas adaptadas para cada situação, componente curricular, e turmas de alunos com suas particularidades.
A proposta de trabalho fundamentada no ensino por competências traz a ideia da relação entre os blocos de saberes com as experiências pessoais dos professores e estudantes. Neste sentido, a aprendizagem por competências envolve o domínio do conteúdo, de caráter cognitivo e da utilização das ferramentas ou das técnicas para favorecerem a compreensão do aluno, a comunicação e as relações interpessoais. Desta forma, a organização do pensamento ocorre pelos momentos da aprendizagem, onde inicialmente os estudantes são desafiados a exporem seu conhecimento prévio sobre uma determinada temática (diagnóstico), seguindo para a intervenção e aprofundamento teórico sustentado pelo diálogo entre professor e aluno e por fim são aguçados e incentivados à resolução de problemas e aplicação dos conceitos-chave. Ainda será abordado na formação docente, as contínuas discussões referentes à compreensão das metodologias ativas que devem ser incentivadas, lembrando que não requerem somente a tecnologia, mas sim, promovem a saída do ensino tradicional passivo e fazem com que os estudantes sejam protagonistas na aprendizagem. Também será trabalhado com a organização das trilhas pedagógicas e com a metodologia de elaboração de questões objetivas. Em relação aos professores ingressantes na Universidade, parte-se do pressuposto que o professor universitário iniciante, em sua maioria, desconhece o contexto da Educação Superior brasileira e a Instituição em que ele atuará como docente neste cenário. Desconhece igualmente o marco conceitual, organizacional e regulatório da Instituição e as possibilidades que ele tem em relação à carreira docente que ora inicia. Por último, desconhece ainda a estrutura física e de apoio pedagógico e setorial existente para que possa exercer o magistério superior com competência. Neste cenário é que se insere a Introdução à Docência na Unoesc, este acolhimento aos docentes ingressantes, como alternativa ao alcance do propósito de fazer a valorização/capacitação do profissional que contribuirá para que a Unoesc seja uma instituição de excelência acadêmica, científica e de responsabilidade social.