Os cursos de Publicidade e Propaganda, Administração, Ciências Contábeis e Direito da Unoesc Joaçaba se uniram em uma atividade integrada, onde cada equipe de acadêmicos deverá montar um ponto de venda e comercializar produtos, utilizando as teorias apreendidas em sala de aula nos diferentes cursos. A atividade é intitulada “Mini Mercado” onde acontece uma simulação do mercado, os participantes são divididos em grupos e a partir das operações de compra e venda que ocorrem, entram em contato com o jogo de fatores que influenciam os compradores a adquirir produtos. Esses fatores incluem produto, preço, praça e promoção, os quatro Ps da estratégia de marketing.
Essa proposta de ensino visa incentivar o pensamento criativo e a busca por soluções de problemas comuns do marketing. O aprendizado aliado à prática gera profissionais prontos para agir dentro das organizações, onde mesmo não ocupando cargos relacionados ao marketing, poderão contribuir de forma eficaz nas ações de marketing. Ao final os participantes: vivenciam o jogo dos fatores que influenciam o mercado, tais como preço, produto, ponto e promoção; percebem as dificuldades que os novos empresários enfrentam ao entrarem no mercado; observam o impacto de diferentes estratégias de marketing na conquista de fatias do mercado; concordam com a necessidade de se investigar o mercado, antes de entrar nele; aprimoram suas estratégias de mercado e desenvolvem competência em marketing.
A atividade fomenta a interdisciplinaridade entre os cursos, em especial entre os componentes curriculares do curso de Publicidade e Propaganda, quando unimos marketing e fotografia observamos que tanto no online ou offline, a fotografia é um dos primeiros elementos que chama atenção em uma propaganda. Por isso, para atingir bons resultados de vendas, é necessário que as fotos de divulgação da sua marca sejam de qualidade e que elas se conectem com os princípios institucionais de cada marca. Em estética e cultura de massa, observamos a importante de estudar o crescimento e complexificação das tecnologias a partir do século XIX, pois esta gerou transformações profundas nos modos de vida da população e nas formas com que produziam e consumiam bens culturais. As produções artísticas foram deixando de ser autorais, individuais e que seguiam estilo próprio do artista e passaram a ser produzidas a partir da lógica industrial, visando o comércio e o lucro. Por fim, o componente de História da Comunicação será possível discutir a evolução dos meios de comunicação como necessidade de cada momento histórico; despertar o interesse e possibilitar ao aluno conhecer o processo: surgimento, difusão e evolução às mudanças ocorridas na sociedade e desta forma aplicar em suas estratégias no Mini Mercado.
Essa proposta de ensino visa incentivar o pensamento criativo e a busca por soluções de problemas comuns do marketing. O aprendizado aliado à prática gera profissionais prontos para agir dentro das organizações, onde mesmo não ocupando cargos relacionados ao marketing, poderão contribuir de forma eficaz nas ações de marketing. Ao final os participantes: vivenciam o jogo dos fatores que influenciam o mercado, tais como preço, produto, ponto e promoção; percebem as dificuldades que os novos empresários enfrentam ao entrarem no mercado; observam o impacto de diferentes estratégias de marketing na conquista de fatias do mercado; concordam com a necessidade de se investigar o mercado, antes de entrar nele; aprimoram suas estratégias de mercado e desenvolvem competência em marketing.
A atividade fomenta a interdisciplinaridade entre os cursos, em especial entre os componentes curriculares do curso de Publicidade e Propaganda, quando unimos marketing e fotografia observamos que tanto no online ou offline, a fotografia é um dos primeiros elementos que chama atenção em uma propaganda. Por isso, para atingir bons resultados de vendas, é necessário que as fotos de divulgação da sua marca sejam de qualidade e que elas se conectem com os princípios institucionais de cada marca. Em estética e cultura de massa, observamos a importante de estudar o crescimento e complexificação das tecnologias a partir do século XIX, pois esta gerou transformações profundas nos modos de vida da população e nas formas com que produziam e consumiam bens culturais. As produções artísticas foram deixando de ser autorais, individuais e que seguiam estilo próprio do artista e passaram a ser produzidas a partir da lógica industrial, visando o comércio e o lucro. Por fim, o componente de História da Comunicação será possível discutir a evolução dos meios de comunicação como necessidade de cada momento histórico; despertar o interesse e possibilitar ao aluno conhecer o processo: surgimento, difusão e evolução às mudanças ocorridas na sociedade e desta forma aplicar em suas estratégias no Mini Mercado.