O novo ensino médio (NEM) está em vias de implementação em escolas públicas e privadas. As novas propostas são expressivas e prometem dar protagonismo ao aluno na realização de seus projetos de vida.
Apesar do peso das mudanças propostas e do curto prazo adaptativo, existe um ponto crucial para a implementação do novo ensino médio que segue nebuloso em direcionamentos oficiais: a formação de um novo perfil de professores. O atual modelo de capacitação de docentes precisa passar por uma transformação que o desassocie da lógica tradicional até então aplicada, para que os professores se adaptem a uma abordagem mais integrada e coerente com as novas propostas.
A primeira grande mudança sugerida para o novo ensino médio é a divisão do conteúdo por áreas do conhecimento, e não mais por disciplinas. Professores de escolas tradicionais que até hoje trabalharam com grades curriculares compostas de 10 a 12 disciplinas distintas (português, matemática, inglês, história, química, física, biologia, filosofia, sociologia, artes, redação), agora se adaptarão a quatro áreas centrais do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A ideia é que todas as disciplinas de antes sejam contempladas dentro das quatro grandes frentes, o que certamente traz novos objetivos e desafios ao trabalho docente. Desenvolver a habilidade de apresentar assuntos de forma contextualizada e integrada em diferentes esferas deve estar no centro das novas práticas aplicadas na capacitação de professores.
Além da formação básica, NEM possui a parte flexível do currículo, composta por no mínimo 1.800 horas, que contempla a segunda língua estrangeira, as trilhas de aprofundamento, os componentes curriculares eletivos e o projeto de vida. Nesse contexto, é fundamental para o acadêmico conhecer e aprofunda-se sobre a temáticas relacionadas ao NEM, devido a sua inserção no mercado de trabalho.
Objetivos
- Oportunizar espaços de diálogo e reflexão acerca da docência abordando as propostas do novo ensino médio;
- Estimular a colaboração com redes e instituições de educação básica pública, aproximando as relações entre a formação acadêmica e a atuação profissional no magistério;
- Mobilizar os professores das escolas públicas de Educação Básica para atuação como protagonista nos processos de formação inicial de professores, valorizando suas experiências e conhecimentos;
- Contribuir para a valorização do magistério e da escola pública de Educação Básica como lugar de produção de conhecimentos e espaço necessário à formação dos profissionais do magistério.
Público-alvo
Acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Química
Professores e profissionais dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Química
Profissionais docentes que atuam nas escolas de rede publica municipal e estadual
PROGRAMAÇÃO
PALESTRA | DATA | MINISTRANTE | HORÁRIO |
Novo Ensino Médio: Flexibilidade do currículo | 17/05 | Daiana Aparecida Fontana Cecatto, Fernanda Aparecida Silva Dias, Luciane Hengers Canale, Josiane Aparecida de Jesus | NOTURNO |
Implantação do Novo Ensino Médio: relatos de experiência | 18/05 | André Bivis, Regina Carin Jacoby Cureau, Rosangela Maria Fontana e Rosana Aparecida Marcolino | NOTURNO |
Atividade Prática: síntese dos aspectos centrais discutidos no evento | 19/05 | Elisabeth Baretta | NOTURNO |