O Congresso de Educação tem por objetivo promover espaços de reflexão sobre currículo e gestão. Apesar de estarem situadas em áreas distintas do conhecimento educacional, a ligação entre elas se concretiza no discurso e na prática dos contextos escolares da Educação Básica. Estudiosos da área alertam que para implementar um currículo por competências, como proposto pela Base Nacional Comum Curricular, será necessária a incorporação de mudanças nos vários âmbitos da escola. Neste sentido, a gestão escolar colabora para desenvolver competências gerais e o que pode ser modificado na infraestrutura, nos aspectos culturais, nas práticas e projetos.
O evento será organizado a partir de Eixos Temáticos, em especial quanto a disposição das publicações e suas apresentações.
VAGAS ESGOTADAS
Objetivos
- Oportunizar situações de estudo acerca de temas emergentes na escola contemporânea, como Base Nacional Comum Curricular e Gestão Educacional e Pedagógica, a fim de pensar ações que viabilizem projetos educacionais de excelência.
- Incentivar a divulgação das reflexões e práticas docentes a partir da socialização das produções de materiais de pesquisa, pedagógicos entre outros.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS - Clique aqui
Template (Modelo) - Clique aqui
PRORROGADO Período para submissão de trabalhos
até 09/06/2019
Para submissão de trabalhos: CLIQUE AQUI
Avaliação das submissões
10/06 a 01/07/2019
Divulgação dos resultados
até 05/07/2019
RELAÇÃO DE TRABALHOS SUBMETIDOS E APROVADOS PARA PUBLICAÇÃO
Eixos
Eixo 1 – Currículo e formação de professores.
Temáticas: Currículo; Conhecimento escolar e formação de professores; Práticas Pedagógicas; Saberes e fazeres presentes nos processos pedagógicos em suas dimensões teórico-práticas; Espaços e tempos no processo educativo; Educação e tecnologias de informação e comunicação.
Eixo 2 - Gestão escolar.
Temáticas: A gestão democrática da educação: políticas públicas educacionais e mecanismos de gestão; Gestão inovadora da escola.
Eixo 3 - Experiências formativas na Educação Básica.
Temáticas: Relatos de processos de ensino /aprendizagem inovadores; Relatos de experiências autoformativas da comunidade escolar; Relação comunidade escola.
Eixo 4 - Educação e inclusão.
Temáticas: Educação e inclusão; Processos inclusivos e diversidade; Políticas sociais de educação inclusiva; Educação e direitos humanos.
Eixo 5 - Educação e saúde.
Temáticas: Assuntos relacionados a saúde e qualidade de vida por meio de ações educativas.
Eixo 6 - Educação e ambiente.
Temáticas: Percepção e construção do conhecimento socioambiental; Planejamento e gestão de projetos de melhoria de qualidade de vida e sustentabilidade; Educação Ambiental.
Eixo 7 – O uso das tecnologias na educação.
Temáticas: Impactos do uso das tecnologias no processo educativo e nas relações escolares; Utilização de diferentes equipamentos e tecnologias no ambiente escolar; Desafios no uso das tecnologias a favor do ensino.