Página inicial O que acontece I Seminário Integrado – Novo Ensino Médio e BNCC: A ação pedagógica no contexto da Educação Básica
Joaçaba

I Seminário Integrado – Novo Ensino Médio e BNCC: A ação pedagógica no contexto da Educação Básica

O novo ensino médio (NEM) está em vias de implementação em escolas públicas e privadas. Apesar do peso das mudanças propostas e do curto prazo adaptativo, existe um ponto crucial para a implementação do novo ensino médio que segue nebuloso em direcionamentos oficiais: a formação de um novo perfil de professores. O atual modelo de […]


O novo ensino médio (NEM) está em vias de implementação em escolas públicas e privadas. Apesar do peso das mudanças propostas e do curto prazo adaptativo, existe um ponto crucial para a implementação do novo ensino médio que segue nebuloso em direcionamentos oficiais: a formação de um novo perfil de professores. O atual modelo de capacitação de docentes precisa passar por uma transformação que o desassocie da lógica tradicional até então aplicada, para que os professores se adaptem a uma abordagem mais integrada e coerente com as novas propostas.

A primeira grande mudança sugerida para o novo ensino médio é a divisão do conteúdo por áreas do conhecimento, e não mais por disciplinas. Professores de escolas tradicionais que até hoje trabalharam com grades curriculares compostas de 10 a 12 disciplinas distintas (português, matemática, inglês, história, química, física, biologia, filosofia, sociologia, artes, redação), agora se adaptarão a quatro áreas centrais do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A ideia é que todas as disciplinas de antes sejam contempladas dentro das quatro grandes frentes, o que certamente traz novos objetivos e desafios ao trabalho docente. Desenvolver a habilidade de apresentar assuntos de forma contextualizada e integrada em diferentes esferas deve estar no centro das novas práticas aplicadas na capacitação de professores.

Além da formação básica, NEM possui a parte flexível do currículo, composta por no mínimo 1.800 horas, que contempla a segunda língua estrangeira, as trilhas de aprofundamento, os componentes curriculares eletivos e o projeto de vida. Nesse contexto, é fundamental para o acadêmico conhecer e aprofunda-se sobre a temáticas relacionadas ao NEM, devido a sua inserção no mercado de trabalho.

Programação

Matriz Curricular Início Término Ministrante Titulação IES - Origem C.H. Turno
Novo Ensino Médio: Flexibilidade do currículo 24/06 24/06

Camila Regina Rostirola

Marco André Serighelli

Doutora

Mestre

Unoesc

Unoesc
4h Noturno
Implantação do Novo Ensino Médio: relatos de experiência  25/06 25/06

Jemes Jorge Acruche

Josiane Aparecida de Jesus

Rosana Aparecida Marcolino

Especialista


Mestre


Especialista

E.E.B. Prof. Eugênio Marchetti

Unoesc

E.E.B Ruth Lebarbechon – Água Doce

4h Noturno
Atividade Prática: síntese dos aspectos centrais discutidos no evento 25/06 25/06

Elisabeth Baretta Josiane Aparecida de Jesus

Mestre Unoesc 2h Noturno

 

Calendário
Data

2022-06-24 22:30:00

Agenda
Horário

Sexta-feira (24/06): 19h30 | Sábado (25/06): 8h

Ingresso
Local

Campus II, Auditório Bloco 6

Custo
Investimento

Gratuito

Pessoas
Vagas

150

Pessoas
Carga horária

10h

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Contato

Secretária dos Cursos de Licenciatura em Sociologia e Educação Especial
E-mail: sociologia.jba@unoesc.edu.br | educacaoespecial.jba@unoesc.edu.br
Telefone: (49) 3551 2041

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