O novo ensino médio (NEM) está em vias de implementação em escolas públicas e privadas. Apesar do peso das mudanças propostas e do curto prazo adaptativo, existe um ponto crucial para a implementação do novo ensino médio que segue nebuloso em direcionamentos oficiais: a formação de um novo perfil de professores. O atual modelo de capacitação de docentes precisa passar por uma transformação que o desassocie da lógica tradicional até então aplicada, para que os professores se adaptem a uma abordagem mais integrada e coerente com as novas propostas.
A primeira grande mudança sugerida para o novo ensino médio é a divisão do conteúdo por áreas do conhecimento, e não mais por disciplinas. Professores de escolas tradicionais que até hoje trabalharam com grades curriculares compostas de 10 a 12 disciplinas distintas (português, matemática, inglês, história, química, física, biologia, filosofia, sociologia, artes, redação), agora se adaptarão a quatro áreas centrais do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A ideia é que todas as disciplinas de antes sejam contempladas dentro das quatro grandes frentes, o que certamente traz novos objetivos e desafios ao trabalho docente. Desenvolver a habilidade de apresentar assuntos de forma contextualizada e integrada em diferentes esferas deve estar no centro das novas práticas aplicadas na capacitação de professores.
Além da formação básica, NEM possui a parte flexível do currículo, composta por no mínimo 1.800 horas, que contempla a segunda língua estrangeira, as trilhas de aprofundamento, os componentes curriculares eletivos e o projeto de vida. Nesse contexto, é fundamental para o acadêmico conhecer e aprofunda-se sobre a temáticas relacionadas ao NEM, devido a sua inserção no mercado de trabalho.
Programação
Matriz Curricular | Início | Término | Ministrante | Titulação | IES - Origem | C.H. | Turno |
Novo Ensino Médio: Flexibilidade do currículo | 24/06 | 24/06 |
Camila Regina Rostirola |
Doutora |
Unoesc Unoesc |
4h | Noturno |
Implantação do Novo Ensino Médio: relatos de experiência | 25/06 | 25/06 |
Jemes Jorge Acruche |
Especialista
|
E.E.B. Prof. Eugênio Marchetti |
4h | Noturno |
Atividade Prática: síntese dos aspectos centrais discutidos no evento | 25/06 | 25/06 |
Elisabeth Baretta Josiane Aparecida de Jesus |
Mestre | Unoesc | 2h | Noturno |