IV Seminário de Estratégias e ações multidisciplinares: Desafios ético-educacionais em contextos escolares.
Como iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (GEPeFE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina, ocorrerá o I Colóquio de Filosofia e Educação. O objetivo é promover o debate em torno do tema da violência em suas relações com a educação, sob diferentes perspectivas teóricas e considerando os desafios formativos próprios da sociedade complexa. Esta primeira edição do evento visa, também, consolidar o debate em torno da Filosofia e Educação junto à Universidade do Oeste de Santa Catarina, cientes da importância da reflexão filosófica para as pesquisas em Educação, para as ações pedagógicas, para as diversas experiências formativas que se desenvolvem no interior das instituições de ensino e pesquisa.
A provocação originária do evento surge de duas frentes de investigação e pesquisa: a) Observatório de Educação: Estratégias e ações multidisciplinares nas áreas de conhecimentos das ciências humanas, ciências da natureza e linguagens, na mesorregião do oeste catarinense: implicações na qualidade da educação básica (EDITAL CAPES Nº 049/2012), que no decorrer dos seus processos já se depara com o tema da violência e educação no âmbito das teorias e ações pedagógicas; b) um projeto de pesquisa que está articulado em torno do tema violência e educação, em parceria com diversas instituições do Brasil e do exterior e intitulado Teorias da violência na educação: formação de professores para atuar em situações de conflito. Para tanto, partiu-se do texto de Walter Benjamin Para uma crítica da violência, cuja tese central é a existência de um tipo de violência considerada como puro meio e que, portanto, não se enquadra nas categorias tradicionais da coerção. Partindo dessa tese, surge a necessidade de abrir o debate em torno da relação violência e educação desde o âmbito dos fundamentos da educação, contemplando as seguintes perspectivas: a justiça, a política, a estética, a ética, a linguagem e a epistemologia. Chamamos a essa reflexão cientes de que, no mundo da vida e no mundo da vida escolar, a violência, para além do modo tradicional de compreendê-la, perpassa e estrutura as relações cotidianas.
público-alvo:
Alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Educação, professores e alunos universitários de diversas áreas do conhecimento. Professores das escolas vinculadas ao OBEDUC.
Organizadores
Prof. Dr. Mauricio João Farinon - Currículo
Prof. Dr. Clenio Lago - Currículo
Mestrado em Educação - Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação - GEPeFE
PROGRAMAÇÃO
Dia 19 de junho
8h – Solenidade de abertura
08h30min – Mesa 1 - violência, linguagem e educação
Pedro Laudinor Goergen – UNISO/UNICAMP
Luiz Carlos Bombassaro – UFRGS
Debatedor: Sérgio Ricardo Silva Gacki - UNIPAMPA
10h – Mesa 2 - violência, epistemologia e educação
Amarildo Trevisan – UFSM
Roque Strieder – UNOESC
Debatedor: Paulino Eidt – UNOESC
13h30min – Mesa 1 - violência, justiça e educação
Delamar Dutra – UFSC
Claudio Almir Dalbosco – UPF
Debatedor: Mauricio João Farinon – UNOESC
15h – Mesa 2 - violência, política e educação
Paulo César Nodari – UCS
Altair Alberto Fávero – UPF
Debatedor: Elton Nardi – UNOESC
17h – Lançamento de livros – professores convidados.
Dia 20 de junho
8h30min – Mesa 1 – violência, alteridade e educação
Vanderlei Carbanara – UCS
Noeli Dutra Rossatto – UFSM
Debatedor: Altair Alberto Fávero - UPF
10h – Mesa 2 – violência, estética e educação
Nadja Hermann – PUCRS
Bruno Pucci – UNIMEP
Debatedor: Clenio Lago - UNOESC