O Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão da produção que tem sua origem no renascimento da indústria japonesa, que faz da qualidade uma arma para a vantagem competitiva. Neste sentido, o Lean Manufacturing, ou Produção Enxuta, tem por objetivo aumentar a eficiência do processo produtivo de produtos e/ou serviços, por meio da eliminação de desperdícios nos processos das organizações. Ou seja, consiste em aumentar a produção, com a menor quantidade de recursos possíveis.
Também conhecido como um sistema de produção puxada, o Lean Manufacturing tem ordem de fabricação liberada conforme a demanda solicitada. Também, os colaboradores são preparados para solucionar qualquer irregularidade durante a fabricação.
Este sistema de produção tem ainda como foco, a identificação e a posterior eliminação de desperdícios, condição essencial para a prática da produção enxuta, garantindo assim que haja um maior aproveitamento dos insumos e recursos do processo produtivo, que por mais eficiente que seja sempre irá apresentar um percentual de perda, mas que seja o mínimo de perda possível. Dessa forma, com a adoção da Metodologia Lean no ambiente organizacional quanto mais os custos que não agregam valor ao produto ou serviço são reduzidos, mais a organização otimiza seus processos.
Para implantação e gerenciamento da Metodologia Lean em ambientes organizacionais, a pessoa do facilitador lean torna-se essencial, por ser este o profissional que auxilia na propagação e consolidação das metodologias Lean e dos princípios da mentalidade enxuta na rotina dos colaboradores nas empresas, tendo como resultados a eliminação de desperdício, o aumento da produtividade e a redução do tempo em processo. Desta forma, a organização conquista e mantém a sua vantagem competitiva entregando um produto ou serviço que atenda às necessidades do cliente, desenvolvidos por um processo que garante a qualidade exigida pelo cliente.