Uma das maiores dificuldades encontradas pelas Organizações em geral é a realização de projetos, tendo em vista os recursos limitados. Partindo deste pressuposto surge a Captação de Recursos o qual almeja-se atingir os objetivos, conquistar e realizar metas que poderão prover a sustentabilidade institucional, porém, com recursos provenientes de fontes externas. O processo não é difícil, porém, requer organização, principalmente documental, estar com o planejamento traçado, acompanhar o mercado e suas novidades, entender e conhecer o fluxograma dos procedimentos, conhecer os atores envolvidos e suas competências, dispor de habilidades para uso de ferramentas web, além de bom relacionamento interpessoal, para que assim seja possível alcançar os recursos que tanto deseja e fazer a diferença junto a sociedade.
Vamos te preparar para garantir que a sua Organização atenda as exigências e consiga realizar os projetos que por anos ficaram engavetados, demonstrando para isso os procedimentos necessários para conseguir os tão almejados recursos externos.
Objetivos
Geral
Capacitar gestores e artistas para a captação de recursos culturais.Específicos
- Aprender a organizar documentos institucionais;
- Aprender a elaborar a Estratégia para Captação de Recursos;
- Identificar quais são os elementos que devem conter nos Projetos;
- Compreender como e onde realizar a busca pelas Oportunidades de Captação de Recursos;
- Conhecer as principais Legislações e Normas que regem os trâmites;
- Aprender como realizar o cadastro e a submissão das Propostas de Projetos;
- Identificar quais as principais atividades para execução e gerenciamento dos recursos, acompanhamento e fiscalização de um projeto.
- Aprender a realizar a prestação de contas e encerramento do Processo.
- Compreender a importância da sustentabilidade financeira para projetos culturais e artísticos a longo prazo, incluindo a diversificação de fontes de financiamento e a gestão eficiente de recursos.
- Aprender a integrar projetos culturais e artísticos com as estratégias de desenvolvimento local e turismo, contribuindo para o crescimento econômico e social da comunidade.
- Compreender a importância da ética e da responsabilidade social na captação de recursos para projetos culturais e artísticos, promovendo a cultura e a arte de forma consciente e sustentável.
CONTEÚDO
1. INTRODUÇÃO1.1 Conhecendo o que é a Captação de Recursos
1.2 Entendendo os benefícios da Estruturação do Setor que será responsável pela Captação de Recursos e Gestão dos Instrumentos Jurídicos
celebrados
1.3 Fluxograma dos procedimentos a serem realizados e os dez passos que desmitificarão a Captação de Recursos
2. CAPTAÇÃO DE RECURSOS
2.1 Realizando o levantamento e a organização dos documentos institucionais
2.2 Elaboração do planejamento contendo a identificação das demandas e a priorização daquelas inerentes a captação de recursos externos;
2.3 Definindo a estratégia da Organização;
2.4 Apresentação de ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado e que podem auxiliar no processo;
2.5 Conhecendo todos os tipos de recursos que podem ser recebidos pela Organização (Governamentais, Iniciativa Privada, Financiamentos, entre outros);
2.6 Apresentação das Oportunidades de Captação de Recursos disponíveis e aonde é possível encontrá-las;
3. ELABORAÇÃO DOS PROJETOS
3.1 Conhecendo as dez verdades sobre a elaboração dos Projetos;
3.2 Quais elementos mínimos deve conter em um Projeto;
3.3 Conheça o que colocar em cada um dos elementos presentes nos Projetos, com objetivo de ser mais assertivo nas análises;
3.4 O que é necessário para realizar o cadastro e a submissão das Propostas de Projetos;
3.5 Realizando o acompanhamento dos resultados do cadastro objetivando a análise e aprovação;
4. GERENCIAMENTO DOS RECURSOS
4.1 Conheça o que é necessário para realizar a execução das metas previstas junto aos Projetos;
4.2 Como deverá ser a fiscalização e quais documentos deverão ser produzidos para fins de comprovação quanto ao uso dos recursos;
4.3 Cinco dicas valiosas que evitarão problemas e ilegalidades no uso dos recursos;
5. PRESTAÇÃO DE CONTAS
5.1 Conheça quais documentos deverão ser armazenados para fins de comprovação da prestação de contas;
5.2 Realizando o encerramento do Processo;
6. ATIVIDADE PRÁTICA
6.1 Realização de atividade prática para validação do conteúdo ministrado.
Ministrante
Marciele Dallastra Torres
Administradora Pública com MBA em Gerenciamento de Projetos e expertise há mais de 12 anos realizando Assessoria e Consultoria aos municípios brasileiros e Organizações com e sem Fins Lucrativos.
Já ministrou capacitações em mais de 20 Estados, impactando com o seu conhecimento mais de trinta mil pessoas, entre eles servidores e técnicos municipais. Também atuou como Professora de Graduação e Pós pela Faculdade Municipal de Palhoça/SC.
É especialista em capacitações sobre gerenciamento de projetos e usabilidade de ferramentas governamentais que atendem as políticas públicas municipais e que necessitam de investimentos que podem ser buscados através da Captação de Recursos com o Governo Federal, Governo do Estado de Santa Catarina, Empresas Privadas e Organismos Internacionais.
Mídias sociais