Considerando que a Língua Portuguesa é ferramenta essencial para a formação docente, sentiu-se a necessidade de criar oportunidade que auxiliem no processo ensino aprendizagem tornando-o mais qualitativo, minimizando as dificuldades e proporcionando acessos para que as habilidades relacionadas à leitura, escrita, interpretação e produção textual possam ser acessíveis aos acadêmicos do curso, visando um espaço educativo de nivelamento.
Diante disto pretende-se organizar um processo de capacitação na área na qual foi evidenciada como maior dificuldade, cujo objetivo é dar um suporte pedagógico mais específico a fim de minimizar as referidas dificuldades, incluindo pessoas da comunidade em geral que tenham interesse.
OBJETIVOS
Geral
- Possibilitar uma capacitação que atenda às dificuldades relacionadas à escrita, leitura, análise, síntese e produção textual, como uma estratégia de aprendizagem.
Específicos
- Discriminar as situações ortográficas nas quais a acentuação gráfica torna-se necessária.
- Aprofundar os conhecimentos sobre o uso correto de pontuações.
- Ampliar os conhecimentos de interpretação textual.
- Elaborar sínteses textuais de forma concisa e coesa.
- Produzir textos de qualidade.
- Ampliar as habilidades de leitura textuais, entre as quais: articulação clara, exatidão, fluência, ênfase, volume, modulação, pausas, contato visual, uso do microfone, qualidade da voz...).
PROFESSORA
Marina Hachmann
PROGRAMAÇÃO
Título da Palestra/Disciplina Matriz Curricular |
Período (data/horário) |
Ministrante |
|
Início |
Término |
||
Acentuação gráfica |
20/08 |
27/08 |
Marina Hachmann |
Pontuação |
03/09 |
10/09 |
Marina Hachmann |
Compreensão e síntese Produção de texto |
17/09 01/10 |
24/09 08/10 |
Marina Hachmann |
Habilidades de Leitura (correção, ritmo, entonação, pausas...) Traçado de letras |
22/10 |
29/10 |
Marina Hachmann |