Profissionais da área da comunicação, músicos e toda e qualquer pessoa que tenha um trabalho ligado à música pode ter na produção de jingles para empresas uma excelente fonte de renda.
OBJETIVOS
Capacitar o aluno sobre o processo de produção de jingles por meio da utilização de elementos sonoros e música associada a estratégias de fixação de marcas.
EMENTA
- Funções da música na publicidade.
- Importância do briefing e critérios apresentados pelo cliente.
- Legislação – direitos autorais.
- Conceitos e tipos de jingles.
- Análise de peças publicitárias.
- Fases de produção de um jingle.
- Análise do briefing e criação de letra e música.
- Definição do ritmo e do jingle.
- Confecção do playback.
- Uso de softwares, samples e loopings para confecção dos arranjos musicais para cada jingle.
PÚBLICO-ALVO
Estudantes e profissionais de comunicação, propaganda e marketing, rádio, TV, cinema, produtores de áudio, sonoplastas, programadores musicais, DJs e músicos.
MINISTRANTE
Luiz Fernando Spessato - Mestre em música pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2017), graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (1999) e acadêmico do curso de Licenciatura em Música na UDESC Florianópolis. Foi acadêmico regular dos cursos de graduação em Rádio, TV e jornalismo da Unoesc. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Possui formação em Teoria Musical e Percepção pelo Instituto de Música Carlos Wesley de Curitiba - PR (1995) Piano, Teclado, Harmonia, Solfejo e Didática da Música pelo Conservatório Musical Concórdia (1999). Curso de extensão em Piano Erudito, Harmonia, Canto Coral, Didática Musical, Teclado e Piano Popular pelo instituto INCARTI - Itajaí (2002). Curso de extensão em Piano Popular e Música para Cinema da XXII Edição da Oficina de Música de Curitiba (2004). Tem experiência como instrumentista atuando há mais de 25 anos em eventos, e como professor de Piano e Teclado desde 1995. Desde 2010 é diretor do departamento de Música e das oficinas de artes da SCAJHO, sociedade mantenedora do teatro Alfredo Sigwalt de Joaçaba. Como cantor e instrumentista obteve duas primeiras colocações no Festival Nacional da Música Italiana, categoria composição, realizado em Indaial SC, nos respectivos anos de 2008-2009. Ainda como compositor tem entre suas obras oficializadas pelo governo federal, instituídas por ato público, o Hino do Programa Sentinela (2001) e o Hino de PETI (2002). É membro do Conselho Catarinense de Cultura e regente do coral Irani, a convite da empresa Celulose Irani S.A. e do Coral da Unoesc Joaçaba.