A produção vegetal depende da existência de um ambiente adequado e do suprimento dos nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento. A análise de solo é a ferramenta que permite deliberar sobre o atendimento dessas premissas. A interpretação dos resultados da análise de solo culmina com a recomendação de calagem e adubação para atingir a expectativa de rendimento da produção agrícola. Porém, o avanço das técnicas de produção, desde o desenvolvimento de novas cultivares até a maior quantidade de dados sobre a resposta das culturas a adubação, tornam a construção dessas recomendações um processo dinâmico. Neste sentido, uma nova recomendação de calagem e adubação foi proposta pela Comissão de Química e Fertilidade do Solo do Rio Grande do Sul e Santa Catarina no final de 2016. Assim, esse curso de extensão se justifica pela necessidade de atualização dos profissionais envolvidos com o setor agrícola bem como para permitir aos futuros profissionais se familiarizarem com a recomendações de calagem e adubação através do material mais recente disponível.
OBJETIVOS
Objetiva-se com esse curso apresentar aspectos relevantes sobre as recomendações de calagem e adubação para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e habilitar os participantes no uso do novo Manual de Calagem e Adubação (2016), enfatizando as modificações realizadas a partir de sua última versão (2004).
PÚBLICO-ALVO
Alunos do curso de agronomia da Unoesc de Campos Novos. Profissionais liberais e estudantes externos que queiram aperfeiçoar-se na área de calagem e adubação.
MINISTRANTE
Prof. Daniel João Dall’orsoletta - Currículo aqui