A partir de diferentes realidades de municípios de pequeno, médio e grande porte o momento é de formação adequada de profissionais que irão atuar nas eleições municipais de 2020. Você terá acesso a informações e instrumentos úteis ao planejamento de estratégias de campanha política para colocar em prática nas eleições deste ano.
OBJETIVOS
- Conhecer os fundamentos das campanhas vencedoras.
- Compreender as mudanças recentes do cenário eleitoral e do comportamento do eleitor.
- Compreender os caminhos para a execução do marketing eleitoral profissional.
EMENTA
Planejamento estratégico de campanhas eleitorais. Pesquisas eleitorais. Organização de campanha. Comunicação aplicada ao processo eleitoral. Marketing político. As campanhas nas redes sociais.
Conteúdo programático:
- Os fundamentos do planejamento estratégico;
- Estrutura e análise das pesquisas eleitorais e as pesquisas de marketing;
- Comunicação estratégica e as campanhas eleitorais;
- Conteúdo digital: principais ferramentas e legislação;
PÚBLICO-ALVO
- Coordenador de campanha eleitoral;
- Jornalista com atuação no setor político;
- Publicitário com interesse em marketing eleitoral;
- Assessor de imprensa de candidato a cargo político;
- Dirigente de partido político;
- Influenciadores Digitais;
- Estudantes de Graduação e Pós com interesses afins;
PROFESSORA
Prof. Dra Louise Costa Lage
Formada em jornalismo pela Faculdade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro e com pós-graduação, mestrado e doutorado em comunicação social pela PUCRS, atua há 30 anos no mercado. Fez parte das equipes de empresas de comunicação como a Rede Globo, Bandeirantes e a extinta Rádio Manchete. Foi umas das fundadoras da Ulbra TV/RS, onde foi gerente de produção e programação e editora-chefe do telejornalismo desta emissora. Também atua como professora universitária e foi coordenadora de atividades do CST em Gestão Pública EAD na ULBRA/RS. É docente dos cursos de graduação em comunicação social, administração e CST Negócios Imobiliários mesma instituição e ainda em outras instituições de ensino superior como ESTÁCIO, além de ter atuado nas instituições QI e Monteiro Lobato, todas no Rio Grande do Sul. Na pós graduação, ministrou aulas em MBA nas áreas de marketing, comunicação e gestão na ULBRA CARAZINHO, IERGS PORTO ALEGRE e La Salle, no Mato Grosso do Sul. Na UNOESC, em Santa Catarina permanece nesta atividade. Ao longo de sua carreira, participou do desenvolvimento de projetos pedagógicos dos cursos de graduação em comunicação social - jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas e RTVC, em instituições de ensino superior tais como UniRitter, IPA e FADERGS, todas em Porto Alegre/RS, e no desenvolvimento de unidades de educação a distância e confecção de materiais didático- pedagógicos, além de capacitação de docentes para atuação na EAD em instituições de ensino como a PUCRS, UNISC e UNIRITTER. Também atua em consultorias nas áreas de assessoria de imprensa, marketing político e desenvolvimento de projetos em comunicação. Ministra palestras em empresas públicas e privadas, bem como em instituições de ensino superior, nas suas áreas de atuação.