A estatística e a análise de dados estão envolvidas em todo o processo de investigação científica, culminando nas políticas públicas que nos atingem diariamente. Mais especificamente, na área da saúde, a eficácia de um medicamento/intervenção, os custos em saúde de uma população, o cálculo do risco em seguradoras, dentre outros fatores que orientam leis e regulamentações, são fortemente influenciadas por evidências científicas publicadas continuamente.
OBJETIVOS
O objetivo do curso é aperfeiçoar o cursista nos procedimentos (com suas implicações e limitações) da análise de dados, fornecendo uma base teórico/prática que permita conceber um projeto de investigação, desenvolvê-lo adequadamente do ponto de vista científico, e interpretar corretamente seus dados à luz dos resultados que emergirem.
PÚBLICO-ALVO
Acadêmicos, pesquisadores e/ou docentes (graduação, mestrado ou doutorado), preferencialmente na área da saúde (Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Medicina, Psicologia e Odontologia).
Ementa:
- Introdução aos modelos estatísticos em ciências da saúde
- Amostragem e cálculo amostral – modelos para projetos de investigação em saúde
- Estatística Inferencial 1 (SPSS)
- Estatística Inferencial 2 – Gráficos (SPSS e GraphPrism)
PROFESSOR
Prof. Matheus Uba Chupel