A nossa região é de informações sobre a taxa de infiltração (permeabilidade) de seu solo.
O conhecimento do valor da capacidade de infiltração de água do solo é muito importante em algumas obras de engenharia, principalmente, na estimativa da vazão que irá percolar através do maciço em obras de drenagem, rebaixamento do nível d’água, adensamento e principalmente para projetar sistema de tratamento de esgoto sanitário.
Será usado para esse estudo um loteamento piloto no município de Joaçaba para o desenvolvimento dos ensaios de caracterização do solo e também a determinação do permeabilidade. O projeto de extensão proposto é dar subsídios para os órgãos públicos (prefeituras) e investidores para realizar projetos eficiente em que são usados os dados de permeabilidade do solo. A região carece dessas informações atualmente.
INSCRIÇÕES
Em sala de aula.
ObjetivoS
- Determinar as características físicas do solo em estudo;
- Determinação da capacidade de permeabilidade do solo por meio de ensaio in situ;
INÍCIO
Atividades iniciarão no início do semestre de 2017.
PÚBLICO - ALVO
Participarão dos estudos acadêmicos de curso de Engenharia Civil nos componentes curriculares de Mecânica dos Solos I, Mecânica dos Solos II e Saneamento Básico. Será contatado o setor de engenharia da Prefeitura Municipal de Joaçaba e também o proprietário do Loteamento em estudo.
EMENTA
Os participantes irão fazer parte de um estudo experimental de campo e laboratório colocando em prática os conceitos dos componentes curriculares de Mecânica dos Solos I e II bem como os de Saneamento II.