O desenvolvimento humano, segundo Piaget, é orientado por dois princípios básicos, a organização e a adaptação. Segundo esta ideia, as crianças organizam a sua experiência em estruturas cognitivas. Isto permite que, perante novas experiências resultantes da interação com o meio, a criança adote essas estruturas.
No processo de adaptação, existem dois conceitos fundamentais para a ocorrência: a assimilação e a acomodação. A assimilação envolve os esforços de cada indivíduo para se relacionar com o ambiente, fazendo com que ele se ajuste às estruturas já presentes no organismo. A acomodação complementa a assimilação, ocorrendo quando as qualidades do ambiente não se ajustam com os conceitos já existentes.
Graças à acomodação, os conceitos são alterados em resposta às exigências ambientais (Piaget, 1975).
As provas operatórias têm como objetivo principal determinar o grau de aquisição de algumas noções chave do desenvolvimento cognitivo, detectado o nível de pensamento alcançado pela criança, ou seja, o nível de estrutura cognitiva em que a criança está operando.
OBJETIVOS
– Identificar o nível do pensamento do sujeito e reconhecer as diferenças funcionais;
- Identificar as condições, funcionamento e o desenvolvimento das funções lógicas do indivíduo;
- Investigar o nível cognitivo em que o indivíduo se encontra e se há defasagem em relação a idade cronológica;
EMENTA
Despertar a atenção para a eficácia das provas Piagetianas como uma ferramenta para a avaliação cognitiva, particularmente em crianças nas series iniciais que apresentem um quadro de Dificuldades de aprendizagem, bem como, demostrar à escola, professores, psicólogos, psicopedagogos uma base para observação e ação de melhor precisão em seus planejamentos e didáticas.
PROGRAMAÇÃO
Título da Palestra/Disciplina Matriz Curricular |
Período (data/horário) |
Ministrante |
Carga horária |
Turno |
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Início |
Término |
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Avaliação e Interpretação das Provas Piagetianas no Processo de Avaliação Cognitiva |
13/03/2020 19h30 |
13/03/2020 22h30 |
Cristiane de Oliveira |
4h |
noturno |
Avaliação e Interpretação das Provas Piagetianas no Processo de Avaliação Cognitiva
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14/03/2020 8h30 |
14/03/2020 12h |
Cristiane de Oliveira |
4h |
matutino |
Avaliação e Interpretação das Provas Piagetianas no Processo de Avaliação Cognitiva
|
14/03/2020 13h30 |
14/03/2020 17h30 |
Cristiane de Oliveira |
4h |
vespertino |