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Curso de extensão: Avaliação e Interpretação das Provas Piagetianas no Processo de Avaliação

O desenvolvimento humano, segundo Piaget, é orientado por dois princípios básicos, a organização e a adaptação. Segundo esta ideia, as crianças organizam a sua experiência em estruturas cognitivas. Isto permite que, perante novas experiências resultantes da interação com o meio, a criança adote essas estruturas. No processo de adaptação, existem dois conceitos fundamentais para a […]


O desenvolvimento humano, segundo Piaget, é orientado por dois princípios básicos, a organização e a adaptação. Segundo esta ideia, as crianças organizam a sua experiência em estruturas cognitivas. Isto permite que, perante novas experiências resultantes da interação com o meio, a criança adote essas estruturas.

No processo de adaptação, existem dois conceitos fundamentais para a ocorrência: a assimilação e a acomodação. A assimilação envolve os esforços de cada indivíduo para se relacionar com o ambiente, fazendo com que ele se ajuste às estruturas já presentes no organismo. A acomodação complementa a assimilação, ocorrendo quando as qualidades do ambiente não se ajustam com os conceitos já existentes. 

Graças à acomodação, os conceitos são alterados em resposta às exigências ambientais (Piaget, 1975).

As provas operatórias têm como objetivo principal determinar o grau de aquisição de algumas noções chave do desenvolvimento cognitivo, detectado o nível de pensamento alcançado pela criança, ou seja, o nível de estrutura cognitiva em que a criança está operando.

OBJETIVOS

– Identificar o nível do pensamento do sujeito e reconhecer as diferenças funcionais;

- Identificar as condições, funcionamento e o desenvolvimento das funções lógicas do indivíduo;

- Investigar o nível cognitivo em que o indivíduo se encontra e se há defasagem em relação a idade cronológica;
 

EMENTA

Despertar a atenção para a eficácia das provas Piagetianas como uma ferramenta para a avaliação cognitiva, particularmente em crianças nas series iniciais que apresentem um quadro de Dificuldades de aprendizagem, bem como, demostrar à escola, professores, psicólogos, psicopedagogos uma base para observação e ação de melhor precisão em seus planejamentos e didáticas.

PROGRAMAÇÃO

Título da Palestra/Disciplina Matriz Curricular

Período (data/horário)

Ministrante

Carga horária

Turno

Início

Término

Avaliação e Interpretação das Provas Piagetianas no Processo de Avaliação Cognitiva

13/03/2020 19h30

13/03/2020 22h30

Cristiane de Oliveira

4h

noturno

Avaliação e Interpretação das Provas Piagetianas no Processo de Avaliação Cognitiva

 

14/03/2020

8h30

14/03/2020

12h

Cristiane de Oliveira

4h

matutino

Avaliação e Interpretação das Provas Piagetianas no Processo de Avaliação Cognitiva

 

14/03/2020

13h30

14/03/2020

17h30

Cristiane de Oliveira

4h

vespertino

Calendário
Data

2020-03-13 17:47:00

Agenda
Horário

Sexta-feira das 19h30 às 22h30 e sábado das 8h30 às 12h e 13h30 às 17h30

Ingresso
Local

Unoesc Joaçaba - Campus I

Custo
Investimento

R$ 136,00

Pessoas
Vagas

20

Pessoas
Carga horária

12h

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Contato

Ana Paula Rosa | E-mail: ana.rosa@unoesc.edu.br
Scheila Beatriz Sehnem | E-mail: scheila.sehnem@unoesc.edu.br

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