O treinamento intenso e repetitivo de uma modalidade esportiva proporciona a hipertrofia muscular e a diminuição da flexibilidade, causando desequilíbrio entre a musculatura agonista e antagonista, favorecendo a instalação de alterações posturais. Além disso, o excesso de treinamento pode causar lesões decorrentes do overtrainning, como micro traumas devidos ao atrito contínuo entre duas ou mais estruturas, e levar a quadros de condromalacia, tendinites, bursites, lombalgias e até fraturas. Finch et al. relataram a incidência de lesões esportivas em crianças na Austrália e observaram que as lesões em atletas de futebol encontram-se entre as dez mais comuns, sendo 8,1% do total.
Diante do contexto descrito, este curso tem por objetivo proporcionar aos profissionais de educação física e fisioterapeutas maior conhecimento acerca dos fatores biomecânicos causadores de lesões neste esporte e apresentar a experiencia do fisioterapeuta Kleber Barbão frente a sua atuação na Seleção Brasileira de Futsal.
OBJETIVOS
Geral:
Proporcionar aos profissionais de Educação Física e Fisioterapeutas conhecimento acerca da biomecânica de lesões do esporte Futsal e apresentar a experiencia do fisioterapeuta Kleber Barbão frente a sua atuação na Seleção Brasileira de Futsal.
Específicos:
- Propiciar aos profissionais alvo conhecimentos técnico-científicos na identificação de mecanismos causadores de lesões osteomiarticulares em atletas de futsal.
- Apresentar a experiencia de um profissional de fisioterapia frente a Seleção Brasileira de Futsal.
PÚBLICO-ALVO
- Fisioterapeutas
- Profissionais de Educação Física
- Acadêmicos dos cursos de fisioterapia e Educação Física
PALESTRANTE
Kleber Eloi Gomes Barbão - Fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Futsal