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6° Congresso Regional de Medicina Veterinária e 5ª Mostra de Trabalhos Científicos

O 6º Congresso Regional de Medicina Veterinária pretende fomentar a ciência, tecnologia e inovação, ampliando a formação de novos pesquisadores sobre os temas relacionados à bovinocultura, suinocultura, avicultura, equinocultura e animais de companhia e silvestres. E, também, acelerar a implementação de ações ligadas à inovação para os setores de importância socioeconômica, especialmente dos segmentos do […]


O 6º Congresso Regional de Medicina Veterinária pretende fomentar a ciência, tecnologia e inovação, ampliando a formação de novos pesquisadores sobre os temas relacionados à bovinocultura, suinocultura, avicultura, equinocultura e animais de companhia e silvestres. E, também, acelerar a implementação de ações ligadas à inovação para os setores de importância socioeconômica, especialmente dos segmentos do agronegócio da região oeste catarinense, pois a região oeste se consolida como um polo na produção de bovinos, suínos e aves. Ainda, os animais de companhia têm um papel emocional importante nas famílias. Dessa forma, o evento procura abordar os principais setores de importância socioeconômica, bem como afetiva na região oeste catarinense.

5ª Mostra Científica

Em paralelo ao 6º Congresso Regional de Medicina Veterinária, ocorrerá a 5ª Mostra de Trabalhos Científicos, a qual tem como objetivos principais promover a disseminação do conhecimento científico e tecnológico na área de Sanidade e Produção Animal, incentivar a troca de experiências e saberes entre pesquisadores, acadêmicos e profissionais, bem como valorizar e reconhecer a produção científica desenvolvida por estudantes e pesquisadores da área.

Submissão de Trabalhos

Convidamos todos os interessados a submeterem seus trabalhos científicos, que serão avaliados por uma comissão de especialistas da área. Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de pôster e, posteriormente alguns serão selecionados para apresentação oral, conforme as normas específicas estabelecidas pela organização do evento.

Datas:

- Submissão: Até o dia 21 de Julho de 2024;

- Lista de trabalhos aprovados para a apresentação de pôster: a partir de 13/08;

- Lista de trabalhos aprovados para apresentação oral: a partir de 20/08;

A submissão deve ser realizada por meio do e-mail congressormv.xxe@unoesc.edu.br, seguindo os critérios de elaboração de resumos, em anexo.

Obs: resumos encaminhados após a data de submissão, não serão considerados.

Temáticas

Os trabalhos submetidos devem abranger temas relacionados à Medicina Veterinária, incluindo, mas não se limitando a:

  • Sanidade Animal e Saúde Única
  • Medicina Veterinária Preventiva
  • Diagnóstico e Tratamento de Doenças
  • Zootecnia e Produção Animal
  • Tecnologia de Alimentos de Origem Animal
  • Bem-Estar Animal e Ética Veterinária

Programação

A programação da 5ª Mostra de Trabalhos Científicos será divulgada em breve e incluirá:

  • Sessões de apresentação de pôsteres
  • Sessões de apresentação oral
  • Premiação dos melhores trabalhos

Participação

A participação na 5ª Mostra científica é aberta a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais das áreas. O autor responsável pela submissão deverá estar inscrito no Congresso, e deverá encaminhar enviar comprovante no ato da submissão.

Premiação

Os melhores trabalhos serão premiados em diferentes categorias, destacando a excelência e a contribuição científica dos participantes. As categorias de premiação serão detalhadas no regulamento da Mostra, disponível no site do congresso.

1. CRITÉRIOS DE ELABORAÇÃO DE RESUMOS

1.1 Itens obrigatórios e ordem de apresentação

Todos os trabalhos deverão ser elaborados no formato de resumo simples com no máximo 500 palavras. Serão aceitos trabalhos nas modalidades de trabalho de pesquisa e relatos de casos clínicos. Os trabalhos de pesquisa devem ter aprovação do CEUA (Comitê de Ética no uso dos animais) ou CEP (Comitê de Ética e Pesquisa) (nº protocolo) ou Sisgen (Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético), cujo número do protocolo deve constar no pôster. Nos relatos de casos clínicos, o autor deve citar a autorização do tutor ou do responsável pelo animal. A estrutura de resumo de cada modalidade e a ordem de apresentação no texto está descrita abaixo:

1.1.2 Trabalho de pesquisa - Título, Autores, Filiação/Titulação dos autores, Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Objetivo, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão, Agradecimentos (quando necessário).

1.1.3 Relato de casos clínicos - Título, Autores, Filiação/Titulação dos autores, Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Objetivo, Relato do(s) caso(s) clínico(s), Discussão, Conclusões ou Considerações finais, Agradecimentos (quando necessário).

1.2 Apresentação textual de Trabalho de pesquisa e Relato de casos clínicos

Texto: o resumo deve ser redigido em letra (Arial), tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, com margens superior e esquerda (3 cm), inferior e direita (2 cm).

1.2.1 Título -Deve ser preciso e informativo. Devem conter, no máximo, 250 caracteres (incluindo espaços). Digitá-lo em negrito e centralizado. O título não deve conter ponto final. Deixar uma linha em branco após o título.

1.2.2 Autores – Recomenda-se listar até dez (10) autores. A primeira letra de cada nome/sobrenome deve ser maiúscula. Devem ser listados com o nome completo (Ex.: Fulano Beltrano da Silva). Os nomes dos autores deverão ser separados por vírgula, centralizado e em negrito, com chamadas de rodapé numeradas e em sobrescrito. Informar o endereço eletrônico somente do responsável pelo resumo. Incluir as afiliações, mediante chamadas numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, após o último sobrenome de cada autor. Deixar uma linha em branco após os autores. Identifique também o autor apresentador com asterisco (*)

1.2.3 Afiliações – Devem ser escritas na fonte Arial, tamanho 8. Serão incluídas, logo após os autores, e deverão obedecer a mesma sequência das chamadas feitas nos nomes dos autores. Poderá conter o respectivo cargo e endereço de cada um dos autores. Incluir uma afiliação por linha, sendo aceitas, no máximo, oito. Deixar uma linha em branco após as afiliações. 

1.2.4 Resumo - Deve conter, no máximo, 500 palavras, o texto deve ser justificado e digitado em parágrafo único e espaço simples começando por Resumo: seguido de dois pontos, iniciado junto à margem esquerda. Redigir o resumo de acordo com as estruturas listadas no item 1.1.2 sem equações, citação bibliográfica e abreviação não definida. Dentre as estruturas presentes no resumo simples de trabalho de pesquisa destaca-se: Introdução – Apresentar um rápido histórico do tema, evidenciando o problema que foi pesquisado. Depois de enfatizar os motivos da pesquisa, terminar a seção apresentando os objetivos do trabalho. Objetivo – Apresentar o objetivo geral da pesquisa em questão.  Material e Métodos - Abordar os métodos, equipamentos e procedimentos. Quando apropriado, apresentar análise estatística utilizada. Resultados e Discussão - Destacar os principais resultados encontrados na pesquisa. Evitar abreviações não consagradas como, por exemplo: "a produção no T3 foi maior que no T4, não diferindo do T5 e T6". Analisar criticamente os resultados ante o conhecimento atual sem que haja citação de estudos ao longo do trabalho. Caso seja pertinente, apontar as áreas onde, após a realização do trabalho, o conhecimento permanece limitado, apresentando, então, sugestões para trabalhos futuros. Conclusão(ões) ou considerações finais - Apresentar as principais conclusões em frases curtas, que devem ser relativas aos objetivos propostos. Devem explicar claramente, sem abreviações, acrônimos ou citações, o que os resultados da pesquisa concluem.

1.2.5 Palavras-chave – Registrar até seis palavras-chave. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, separadas por vírgulas. Digitá-las em letras minúsculas, com alinhamento justificado. Não devem conter ponto final. Os termos devem permitir a recuperação do trabalho num banco de dados da área pertinente. Não utilizar termos citados no título, pois estes serão automaticamente indexados. Deixar uma linha em branco após palavras-chave.

1.2.6 Agradecimentos – Este tópico é opcional. Apresentar os principais agradecimentos ou auxílios de financiamentos.

Clique no link abaixo para acessar os anexos:

ANEXO I – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO TRABALHO SUBMETIDO

ANEXO II – Modelo do resumo

https://docs.google.com/document/d/1txFq6x4xoeLqIrfgIMbF1leAwxVFq-V6/edit?usp=sharing&ouid=105734683863248746335&rtpof=true&sd=true

Calendário
Data

10/09/2024

Agenda
Horário

Terça-feira: 13h às 17h15min Quarta e Quinta-feira: 8h às 17h15

Ingresso
Local

Auditório do Campus II - Medicina Veterinária

Custo
Investimento

R$ 130,00

Pessoas
Vagas

130 vagas

Pessoas
Carga horária

20 horas

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Contato

Silvana Giacomini Collet E-mail: silvana.collet@unoesc.edu.br Telefone: 49 34417093

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