O presente projeto de ciclo de estudos jurídicos justifica-se pela crescente complexidade das relações sociais, econômicas e institucionais, que impõem ao operador do Direito uma formação cada vez mais crítica, interdisciplinar e atualizada. As constantes alterações legislativas, a evolução da jurisprudência — especialmente no âmbito do Supremo Tribunal Federal — e o impacto das inovações tecnológicas exigem espaços acadêmicos que ultrapassem a abordagem tradicional e promovam reflexão qualificada sobre temas emergentes.
A proposta de realização de oito mini-palestras, distribuídas em duas noites, busca justamente criar um ambiente dinâmico e plural de debate, permitindo o contato com diferentes perspectivas teóricas e práticas. Os temas selecionados contemplam questões centrais e contemporâneas, como os desafios da sociedade de consumo frente à emergência climática, as interseccionalidades no Direito do Trabalho, a crise e as alternativas do sistema prisional brasileiro, os impactos das decisões judiciais no ensino jurídico, bem como aspectos técnicos fundamentais, a exemplo da redação jurídica.
Trata-se, portanto, de uma atividade que visa não apenas à atualização de conteúdos, mas ao desenvolvimento do pensamento crítico, à ampliação do repertório acadêmico e ao fortalecimento da capacidade analítica dos estudantes. Além disso, promove a integração entre teoria e prática, aproximando o corpo discente de debates relevantes para o exercício profissional e para a compreensão do papel do Direito na transformação social. Assim, o ciclo de estudos se apresenta como instrumento efetivo de qualificação acadêmica, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados, conscientes e comprometidos com os desafios contemporâneos do Direito.