Visitas oportunizaram conhecimento na área de atuação futura
Acadêmicos do curso de Biotecnologia Industrial, da Unoesac Videira através do componente curricular de Práticas de Campo, realizaram visitas técnicas a empreendimentos biotecnológicos na região de Videira. Essas atividades são complementares aos componentes curriculares Introdução à Biotecnologia e Estágio Supervisionado. As visitas em diversas empresas, segundo o professor Edson Luiz de Souza, responsável pela […]
Publicado em 31/05/2017
Por Unoesc
Acadêmicos do curso de Biotecnologia Industrial, da Unoesac Videira através do componente curricular de Práticas de Campo, realizaram visitas técnicas a empreendimentos biotecnológicos na região de Videira. Essas atividades são complementares aos componentes curriculares Introdução à Biotecnologia e Estágio Supervisionado.
As visitas em diversas empresas, segundo o professor Edson Luiz de Souza, responsável pela atividade, estão diretamente relacionadas à aplicação da Biotecnologia e, assim, mostrar os diferentes campos e atuação profissional. Desta forma, é proporcionado aos acadêmicos conhecer indústrias e empreendimentos, visualizar os processos biotecnológicos que estão sendo ou serão estudados no decorrer do curso, bem como, criar oportunidades de contatos com os profissionais da área, facilitando futuros estágios e ou colocação profissional.
— Foi proporcionado através das visitas, aprendizado em algumas áreas onde o biotecnologista pode atuar — afirmou.
Na área de produção animal,o professor conta que os alunos visitaram a Fazenda Três Marias, localizada no distrito de Rio das Pedras, interior de Videira, onde conheceram a criação de bovinos de corte de alto padrão genético.
Na produção vegetal e bebidas foi visitada a Epagri de Videira, onde conheceram o trabalho de melhoramento vegetal na fruticultura, produção de sucos, vinhos/espumantes, também o laboratório, e participaram de um painel de análise sensorial. Na Vinícola da Serra, em Pinheiro Preto, o foco foi a produção de vinhos, licores, sucos, diversos alimentos e também o turismo, destaque da empresa.
Já na Coopervil, conheceram a produção de sucos, vinhos/espumantes. Na área ambiental, a visita foi na Granja São Roque – Master Videira, onde foi mostrado o sistema de tratamento de efluentes e produção de energia elétrica utilizando os dejetos de suínos.
— Conhecer o funcionamento das empresas, produtores ligados à Biotecnologia, ter contato direto com a área e profissionais ligados à futura profissão, verificando in loco a valorização da atualização profissional, complementam o aprendizado acadêmico que é realizado na Unoesc, além de incentivar a permanência dos acadêmicos no curso. Além disso, essas ações estimulam indiretamente o ingresso de novos alunos na Universidade — apontou o professor Edson Luiz de Souza.